Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Calor aumenta riscos de cálculo renal

Calor aumenta riscos de cálculo renal Divulgação/stock.xchng
Foto: Divulgação / stock.xchng
Beber água é principal recomendação para evitar o problema
Hidratação insuficiente nos dias mais quentes pode ajudar a agravar o problema
 
Além de mal-estar, tontura e fadiga, as altas temperaturas do verão gaúcho podem trazer outro efeito nada agradável para o organismo: o cálculo renal, também conhecido como pedra nos rins.
 
De acordo com o chefe do setor de urologia do Hospital Santa Casa, Mirandolino Batista Mariano, a incidência do problema aumenta mais de 20% nesta época do ano. O aumento da transpiração, a baixa ingestão de líquidos e a baixa frequência com que bebemos água são os fatores que explicam esse aumento.
 
— Não adianta tomar bastante líquido todos os dias se beber tudo de uma vez só. Isso gera uma sobrecarga nos rins que movimenta o cálculo. É muito importante distribuir a ingestão da água ao longo do dia — esclarece Mariano.
 
Especialmente nos dias mais quentes, seguir a já conhecida recomendação de beber pelo menos dois litros de água diariamente é ainda mais importante. Mariano explica que as pessoas que tomam pouco líquido tendem a ter a densidade da urina acima da média, o que favorece o agrupamento de cristais que formam as indesejáveis pedras. O cuidado deve ser redobrado para quem já teve formação de cálculo uma ou duas vezes.
 
— Para quem já teve um segundo episódio, a chance de ter uma terceira vez aumenta de 20% para 80%. O indicado, nesses casos, é procurar um urologista para realizar exames que verifiquem a densidade da urina e, claro, beber muito líquido — explica o especialista.
 
Cuidados incluem evitar alimentos com ácido úrico
Outros cuidados com a alimentação também podem ajudar a evitar o cálculo renal. O indicado é acrescentar na dieta alimentos que sejam fonte de nitrato, como laranja, limão, abacaxi e todas as frutas cítricas, e evitar alimentos com alto nível de ácido úrico, como carne vermelha, camarão e outros frutos do mar.
 
— Quem já teve cálculo renal e não quer abrir mão desses alimentos precisa ingerir três vezes mais água que o normal — completa Mariano.
 
Quando as pedras são consideradas pequenas, ou seja, menores que 5 milímetros, elas são expelidas, na maioria dos casos, naturalmente pelo organismo. Se isso não ocorrer ou a pedra for muito grande, a remoção é feita em procedimentos clínicos ou mesmo por cirurgia.
 
Com sabor
Nem sempre consumir dois litros de água por dia é fácil, mas há outras formas mais saborosas de hidratar o organismo.
 
— Água de coco, sucos naturais e mesmo frutas e verduras também são fonte de hidratação.
 
— Para quem não consegue consumir muita água, a nutricionista Ana Carolina Bragança dá uma dica: elabore algumas aromatizadas refrescantes.

Modo de preparo
Acrescente frutas cortadas em rodelas, ervas ou especiarias à água, com algumas pedras de gelo. Deixe a jarra na geladeira por pelo menos três horas antes de servir, tempo necessário para aromatizar a água.
 
Sugestões de ingredientes para aromatização
Frutas e legumes: limão, laranja, lima, morangos, melão, melancia, amoras, carambola, abacaxi, kiwi, pepino
 
Ervas e especiarias: capim-limão, hortelã, manjericão, alecrim, sálvia, anis-estrelado, cravo
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário