Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Casos de pacientes com pedra nos rins aumentam 30% no verão

Quem já teve pedra nos rins conta que dói muito e, em alguns casos, se compara até mesmo à dor do parto.
 
O problema acontece quando há o acúmulo de cristais existentes na urina – dependendo do tamanho e da localização, as pedras podem passar despercebidas, mas podem também causar alguns sintomas além da dor, como sangramento na urina e infecção urinária, como explicou o nefrologista Décio Mion no Bem Estar desta quinta-feira (13).
 
No verão, os casos de pedra nos rins aumentam 30% - isso acontece porque há uma relação direta entre cálculo renal e hidratação. Quando a temperatura sobe, as pessoas podem até beber mais líquido, mas elas transpiram mais e, quando ocorre a falta de água no organismo, os rins têm menos líquido para filtrar e eliminar as impurezas. Com isso, pequenos grãos de sais se juntam e as pedras se formam
 
Por isso, no verão, a dica principal de prevenção é beber muita água, principalmente quem já teve cálculo renal, que tem um risco maior de ter novamente.
 
Pedra no rim (Foto: Arte/G1)
 
Fora isso, é importante também reduzir a quantidade sal da alimentação, que contribui para a formação do cálculo – alimentos como queijos amarelos, salgadinhos, temperos, molhos prontos, conservas e bolachas, por exemplo, devem ser evitados.
 
Já frutas, como laranja, tangerina e melão, sucos, como limonadas e leite são recomendados porque têm ácido crítico e auxiliam na prevenção da formação das pedras.
 
Além dos sintomas, o paciente pode saber também se tem ou não pedra através de um raio-X de abdômen ou um ultrassom. Se for o caso, o tratamento pode ser clínico, com ingestão de líquido, medicamentos e dieta, ou através de uma máquina que faz a implosão da pedra por meio de choques por fora do corpo. Depois, os pedaços são eliminados pela urina.
 
Inchaço
Fora o risco maior de pedra nos rins, o calor aumenta as chances também de retenção de líquido, que leva ao inchaço, principalmente nas pernas, como mostrou a reportagem da Carla Suzanne, de Aracaju, no Sergipe.
 
Segundo o cirurgião vascular Pedro Puech, isso acontece porque a alta temperatura dilata os vasos e como as pessoas bebem mais água nessa época, elas acabam acumulando mais líquido.
 
Sal valendo (Foto: Arte/G1)

Para evitar, uma das dicas do médico é deitar com as pernas para cima em uma rede - se o pé fica em uma posição mais alta do que o peito, pela gravidade, a tendência é que o sangue das pernas drene melhor. Por isso, a rede é um santo remédio, como explicou o cirurgião.
 
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário