Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Projeto de pré-natal masculino é aprovado pelo Ministério da Saúde

Getty Images
A intenção é mudar a cultura de que apenas a mulher
deve ser responsável pela criação do filho
Iniciativa será implantada inicialmente em cinco Unidades Básicas de Saúde em Teresina
 
Os futuros pais da capital do Piauí, Teresina, vão poder fazer exames de pré-natal ao lado das companheiras grávidas. É o pré-natal masculino. A iniciativa, aprovada pelo Ministério da Saúde, vai ser implantada inicialmente em cinco Unidades Básicas de Saúde do município. Mas o objetivo é que pelo menos 43 unidades estejam com o trabalho em desenvolvimento até o final deste ano.

O estímulo ao pré-natal masculino vai ser realizado pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina. O gerente de ações programáticas da fundação, Francisco Carlos Brito, explica que a intenção é mudar a cultura de que apenas a mulher deve se prevenir de doenças e ser a única responsável pela criação do filho.

— Na primeira consulta do pré-natal ele venha junto. A intenção é que ele prossiga participando melhor da criação do filho, acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento. Para modificar um pouco essa cultura de o homem não se cuidar e de que o cuidado da criança seja só coisa de mulher.

O pré-natal masculino oferece exames de rotina, como os testes rápidos de Doenças Sexualmente Transmissíveis, inclusive da Aids. São oferecidas atividades educativas no serviço de saúde para que o homem assuma com responsabilidade o novo papel social de pai.

O coordenador-geral da Política de Atenção Integral à Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora, explica como as secretarias estaduais ou municipais de saúde podem utilizar os recursos federais para implantar o pré-natal masculino.
 
— Pode trabalhar com acesso e acolhimento público masculino nas unidades de saúde, questões de saúde sexual reprodutiva, paternidade e cuidado, prevenção de acidentes e violências, atenção integral à saúde de prevalência na população masculina, prevenção de álcool e outras drogas. Então você pode trabalhar com campanhas publicitárias, como você pode fazer ações organizadas.
 
Para cada projeto aprovado o Ministério da Saúde repassa 40 mil reais. O município ou o estado fica responsável pela execução do projeto e o ministério pela fiscalização da aplicação dos recursos.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário