Pesquisa realizada nos EUA comparou dados sobre internações com tempo frio, variações de temperatura e umidade; AVC é uma das doenças que mais mata no mundo
A ocorrência de acidente vascular cerebral na população tem relação com variações climáticas.
Pesquisadores americanos constataram que tempo frio, queda de temperatura e umidade são fatores que podem servir como gatilho para a incidência e a morte por AVC. O estudo foi apresentado nesta quarta (12) na Conferência Internacional de AVC, nos Estados Unidos.
“O clima não é não é o tipo de coisa que as pessoas associam ao risco de AVC, no entanto, descobrimos que as condições climáticas, como flutuações diárias de temperatura e aumento da umidade estão entre os múltiplos fatores que estão associados ao risco de internações por AVC”, disse Judith H. Lichtman, autora do estudo e professora de epidemiologia na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
Judith afirma também que é preciso fazer mais estudos para compreender como se faz esta relação.
No estudo, ela e pesquisadores da Universidade de Harvard e Duke, nos Estados Unidos, compararam dados climáticos com registros de internação de 134.510 pessoas, de mais de 18 anos, hospitalizadas entre 2009 e 2010 com acidente vascular cerebral isquêmico, provocado pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral.
Eles concluíram que o aumento de temperatura diminuía a possibilidade de internações e de morte por AVC.
O AVC é uma das principais causas de morte e de incapacitação física no Brasil e no mundo. Segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde uma em cada 6 pessoas terá um acidente vascular cerebral em sua vida. A cada 5 minutos, uma pessoa morre por causa de AVC no Brasil.
Especialistas afirmam que o controle da pressão arterial e práticas saudáveis como o não tabagismo, alimentação equilibrada e prática de esportes pode diminuir o risco de AVC em até 80%.
Veja galeria de alimentos que diminuem risco de AVC:
Abacaxi: rico em fibras, ele é levemente diurético (ajuda a eliminar líquidos) e contém bromelina, enzima que ajuda a quebrar as proteínas
Acerola: ela é lotada de vitamina C, que tem efeito anti-inflamatório e protetor do corpo
Ameixa: fonte de vitamina A , vitamina B2, potássio e fibras
Caju: ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico porque é rico em selênio e compostos fenólicos
Jabuticaba: é rica em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e ferro. Também é pouco calórica (100g da fruta têm apenas 45 calorias)
Kiwi: por conter altas doses de vitamina C, ajuda a combater o envelhecimento das células
Laranja: rica em antioxidantes, ela ajuda a proteger o organismo de doenças
Limão: é termogênico e ajuda a quebrar o acúmulo de gordura
Romã: vermelho característico da fruta é resultado do licopeno
Tangerina ponkan: fonte de magnésio, que participa da formação óssea, ela também é rica em vitaminas A e C
iG
Nenhum comentário:
Postar um comentário