Foto: Diogo Zanatta / Especial Não é preciso realizar exercícios extenuantes para diminuir o risco |
As mulheres não precisam correr maratonas ou fazer aeróbica intensa para reduzir o seu risco de AVC. Exercícios de intensidade moderada - como caminhada rápida ou jogar tênis - são o suficiente, de acordo com pesquisa apresentada na International Stroke Conference.
— Fiquei surpresa quando a atividade física moderada foi fortemente associada com um risco reduzido de acidente vascular cerebral. Os exercícios mais extenuantes como correr, por outro lado, não proporcionam o mesmo efeito— diz a cientista Sophia Wang.
Os pesquisadores analisaram informações de 133.479 mulheres para ver quantas haviam sofrido um acidente vascular cerebral entre 1996 e 2010. Aquelas que relataram fazer atividade física moderada nos três anos antes de se candidatar à pesquisa tiveram uma probabilidade de 20% a menos de sofrer AVC do que as mulheres que relataram nenhuma atividade.
Mulheres na pós-menopausa que faziam uso de hormônios tiveram um risco de 30% a mais de sofrer AVC do que aquelas que nunca administraram medicamentos. Depois que as mulheres pararam de tomar os hormônios, o risco começou a diminuir.
— Você não tem que fazer um campo de treinamento extremo. Os tipos de atividades que estamos falando são acessíveis para a maioria da população— afirma Sophia, recomendando que as mulheres incorporem algum tipo de atividade física em sua rotina diária.
O estudo também descobriu que as mulheres com diabetes apresentaram risco elevado de sofrer AVC, embora este grupo abrangia as mulheres que também estavam com sobrepeso.
— Exercícios físicos, obesidade e diabetes estão altamente correlacionados um com o outro. A prevenção de AVC entre os diabéticos é, portanto, uma questão científica particularmente importante para se resolver— declarou a cientista.
Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário