Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Cientistas descobrem que 'larica' de maconha tem ligação com o olfato

Pés de maconha e apreendidos em Rio Claro após abordagem da GCM (Foto: GCM Rio Claro/Divulgação)
Foto: GCM Rio Claro/Divulgação
THC existente na maconha age como o canabinoide endógeno
Estudo mostra como a maconha age sobre o bulbo olfativo. Testes com camundongos mostram que THC ativa receptor celular
 
O fato de que o consumo de maconha abre o apetite do usuário já é amplamente conhecido e tem até apelido - é a "larica". Agora, um artigo da última edição da “Nature Neuroscience” mostra de forma mais detalhada por que isso acontece.
 
A equipe liderada pelo pesquisador Giovanni Marsicano, da Universidade de Bordeaux, na França, estudou o funcionamento de um receptor celular existente no bulbo olfativo, estrutura cerebral responsável por sentir cheiros, e notou que ele é ativado por substâncias canabinoides. A experiência foi feita com camundongos, que têm diversas similaridades neurais com os humanos.
 
Os receptores celulares são proteínas que fazem a “comunicação” das células com o meio externo, afetando seu funcionamento. Os canabinoides podem ser endógenos (produzidos no próprio corpo) ou exógenos (produzido por plantas, como o THC, existente na cannabis).
 
Os cientistas perceberam que quando se sente o cheiro de comida ou quando se está há algum tempo sem comer, canabinoides endógenos agem sobre os receptores do bulbo olfativo, aumentando a nossa capacidade de detectar odores e, também, levando à maior ingestão de alimento. Os canabinoides exógenos, como os da maconha, agem da mesma forma.
 
Assim, um fator que pode fazer com que o usuário de maconha sinta mais vontade, é que ele tem seus receptores do bulbo olfativo ativados pelo THC da cannabis, aumentando sua capacidade olfativa.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário