Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 26 de março de 2014

Exame mais seguro e menos invasivo para diagnóstico de lesões e doenças da pelve é tema de artigo

Foto ilustrativa retirada da internet
Ressonância Magnética
Pesquisa sobre difusão da pelve masculina será publicada na revista MRI The Clinics e comprova que o procedimento chega a ser 16 vezes melhor que outras formas de diagnóstico
 
A técnica de difusão da pelve masculina é tema de um artigo que será publicado na revista americana MRI The Clinics, considerada uma das melhores em sua área de estudo. O trabalho, que contou com a colaboração do radiologista da Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDPI), Dr. Leonardo Kayat, detalha uma técnica de ressonância magnética utilizada para diagnosticar diversas lesões e doenças da pelve, cujos principais benefícios são evitar a exposição do paciente à radiação e não utilizar contraste venoso.
 
  O procedimento origina imagens em difusão que permitem a detecção e caracterização da agressividade de doenças como os cânceres de próstata, bexiga e reto, com mais segurança e de forma menos invasiva para o paciente. “Essa tecnologia é extremamente eficiente para avaliar a agressividade tumoral real, por exemplo, pois o estudo comprovou que as imagens obtidas por meio do exame de difusão da próstata apresentam resultados 16 vezes melhores do que a biópsia prostática, sem utilizar contraste venoso e expor o paciente à radiação”, complementa o médico radiologista.
 
Segundo Leonardo, a sequência de difusão da pelve já está disponível para os pacientes da CDPI há cerca de cinco anos, entretanto, ainda é uma técnica pouco explorada para diagnóstico cancerígeno, apesar da eficiência comprovada pelo estudo realizado pelo médico. Prova disso é que um dos médicos atuantes na CDPI, o Dr. Celso Hygino, já foi o editor de uma edição completa da MRI The Clinics exclusivamente dedicada a imagens pesadas em difusão.
 
Toda a série The Clinics é voltada para artigos de revisão e educação continuada e possui alta credibilidade na comunidade científica. O artigo será publicado no primeiro semestre de 2014.
 
Juliana Xavier
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário