Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 26 de março de 2014

Remédio Caseiro: Saiba como consumir os benefícios do milho

Milho
Foto: Reprodução
O milho é um alimento muito popular, principalmente em épocas de festas juninas. Os diferentes tipos de milhos são usados para produzir farinhas, canjica e o famoso milho de pipoca
 
Rico em fibras, este cereal elimina as toxinas do corpo e auxilia em caso de prisão de ventre. O “cabelo de milho” das espigas também possui alguns benefícios, como sua ação diurética que elimina do organismo o excesso do ácido úrico.

Os benefícios
Entre os diversos benefícios do consumo do milho, está a prevenção  dos radicais livres, auxilio ao funcionamento do intestino, redução dos níveis de colesterol, redução dos níveis de glicose no sangue, prevenção de problemas cardíacos, aceleração do metabolismo para gorduras, prevenção de prisão de ventre, além de ser uma fonte de betacaroteno, fibras e vitaminas. Nutricionistas afirmam ainda que é uma excelente opção de alimento para quem tem intolerância ao glúten. Quando preparado como pipoca, apresenta algumas outras vantagens. A parte branca é rica em amido resistente, além de diminuir o nível de açúcar no organismo e a casquinha que forma é rica em antioxidantes.

A presença do ácido fólico também pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas, uma vez que reduz os níveis de homocisteína. Essa proteína, no entanto, se consumida em excesso, pode causar danos às artérias. É rico também em vitamina B1 -  vitamina da memória -, responsável por participar dos impulsos nervosos que fazem as transmissões entre os neurônios.

Precauções
O milho é um alimento com valor energético alto, por isso deve ter consumo controlado para quem está tentando perder ou evitando ganhar peso.

Como consumir?
O milho pode ser consumido de diversas formas. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens. Cozido, ele é rico em fibras, e deve ser consumido com pouco sal, sem adição de manteiga ou margarina, uma vez que sozinho já tem alto nível calórico. O milho de pipoca, deve ser preparado com pouco óleo ou açúcar, evitando problemas. Mesmo assim, deve ser consumido com moderação. Para a canjica, é preciso atentar à quantidade de açúcar ou preparar preferencialmente com leite desnatado e adoçante culinário. O milho enlatado perde muitas de suas propriedades, além de ser rico em sódio e pobre em nutrientes devido ao processo de conservação. Para solucionar, prepare por conta, cozinhando e congelando em pequenas porções sem a espiga. O óleo de milho pode ser usado no preparo de outros alimentos e é rico em gorduras poli-insaturadas, excelentes para o coração.
 
remédio-caseiro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário