Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de março de 2014

Uso de antioxidantes para exercícios físicos é motivo de debate

Arquivo stockxpert
Perfil. Durante o estudo, os corredores que haviam tomado pílulas
 de placebo mostraram benefícios em suas células
Pesquisa aponta que produto pode reduzir benefícios dos treinos
 
Nova York, EUA. Muitas pessoas tomam vitaminas como parte de seus regimes diários de fitness, tendo ouvido que antioxidantes ajudam a recuperação física e amplificam o impacto dos exercícios. Entretanto, em outro exemplo da ciência desfazendo suposições largamente aceitas, diversos novos experimentos mostram que suplementos antioxidantes podem na verdade reduzir os benefícios dos treinos.
 
Os antioxidantes se tornaram suplementos populares principalmente por supostamente absorverem os radicais livres, moléculas de oxigênio altamente reativas que são geradas durante as atividades diárias. Por meio da quebra do oxigênio, o esforço físico resulta na criação de grande número dessas moléculas – que, em excesso, podem causar morte celular e danos a tecidos. Assim, parece lógico que reduzir o número de radicais livres gerados pelo exercício fosse algo desejável.
 
Entram os antioxidantes, que absorvem e desativam os radicais livres. Embora o corpo crie seus próprios antioxidantes, até recentemente muitos pesquisadores acreditavam que nós produzimos uma quantidade pequena demais de antioxidantes naturais para neutralizar as depredações de radicais livres. Muitas pessoas que se exercitam começaram a tomar grandes doses de antioxidantes, como as vitaminas C e E, embora poucos experimentos em humanos tenham realmente examinado os impactos fisiológicos precisos desses suplementos em pessoas que treinam.
 
Para um estudo publicado em “The Journal of Physiology”, pesquisadores da Norwegian School of Sport Sciences, em Oslo, e outras instituições reuniram 54 homens e mulheres adultos saudáveis, a maioria de corredores ou ciclistas recreativos, e conduziram uma série de testes para estabelecer sua capacidade de resistência.
 
Eles foram divididos em dois grupos, sendo que um tomou quatro comprimidos por dia com uma dose de 1.000 mg de vitamina C e 235 mg de vitamina E. O segundo grupo recebeu placebos. Todos os participantes tiveram que completar um vigoroso programa de treinamento de 11 semanas. No fim, todos estavam mais em forma.
 
Todavia, seus corpos haviam respondido de forma bastante diferente. Os corredores que haviam tomado pílulas de placebo mostraram um grande aumento nos marcadores bioquímicos conhecidos por ampliar a criação de mitocôndrias, pequenas estruturas dentro das células que geram energia, em células de sua corrente sanguínea e músculos. Mais mitocôndrias, especialmente em células musculares, significam mais energia e, em geral, melhor saúde e aptidão física. A criação de novas mitocôndrias costuma ser considerada um dos efeitos mais importantes dos exercícios.
 
Quantidade
 
Variável
Segundo estudiosos, é possível que doses menores de antioxidantes possam ser úteis para atletas. Antioxidantes naturais, como mirtilos e vinho tinto, não devem apresentar problemas.
 
Conclusões ainda terão que ser investigadas por cientistas Nova York
Ainda não está claro por que e como os suplementos antioxidantes atenuam os efeitos dos exercícios, afirmou Goran Paulsen, pesquisador da Norwegian School of Sport Sciences, que conduziu o estudo das vitaminas C e E, mas ele e muitos outros fisiologistas começaram a suspeitar que os radicais livres possam desempenhar um papel diferente do que se pensava durante e após os exercícios.

Nessa teoria, os radicais livres não são os vilões; em vez disso, eles serviriam como mensageiros, forçando genes e outros sistemas corporais a iniciar as diversas reações bioquímicas que terminam em músculos mais fortes e melhor saúde metabólica. Sem os radicais livres, essas reações não começam. E grandes doses de suplementos antioxidantes absorvem a maior parte dos radicais livres produzidos pelos exercícios.
 
Naturalmente, essa teoria ainda não foi comprovada e requer testes de longo prazo em seres humanos, explicou Paulsen. É possível, segundo ele, que doses menores de antioxidantes ou diferentes formulações possam ser úteis para atletas.
 
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário