Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de março de 2014

Vírus gigante de 30 mil anos volta a se tornar contagioso


Vírus gigante de 30 mil anos volta a se tornar contagioso CNRS-AMU/Divulgação
Foto: CNRS-AMU / Divulgação
Vírus não representa risco de contágio para humanos ou animais
Cientistas encontraram o organismo enterrado em camada gelada profunda da Sibéria
 
Cientistas da Universidade de Aix-Marseille, na França, descobriram um vírus que estava adormecido há 30 mil anos e teria ''ganhado vida'' novamente. Segundo o portal Terra, ele foi encontrado na Sibéria, em uma camada profunda de permafrost, o solo encontrado na região do Ártico formado por terra, gelo e rochas permanentemente congelados. Após ter sido descongelado, o vírus voltou a se tornar contagioso.
 
Segundo os pesquisadores não há risco de o contágio representar algum perigo para humanos ou animais, mas alertaram para o possível risco para humanos de outros vírus infecciosos que podem ser liberados com o eventual descongelamento do permafrost. O estudo foi divulgado na publicação especializada Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
 
O vírus estava enterrado a trinta metros do solo congelado. Chamado Pithovirus sibericum, ele pertence a uma categoria de vírus descoberta há dez anos. Os pesquisadores dizem que essa região está ameaçada. Desde a década de 70, o permafrost vem perdendo sua espessura e projeções de mudanças climáticas sugerem que ele irá recuar ainda mais.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário