Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de março de 2014

Dormir pouco pode prejudicar o coração


Dormir pouco pode prejudicar o coração Filip Schneider/stock.xchng
Foto: Filip Schneider / stock.xchng
Sono é um período importante para o reestabelecimento
do organismo
Recomendado é ter de seis a oito horas de sono por dia
 
Com o excesso de atividades do dia-a-dia, momentos de descanso têm sido cada vez mais raros na vida de muitas pessoas. Consequentemente, as horas de sono de quem vive uma rotina agitada também têm sido reduzidas com o passar do tempo. Porém, dormir pouco não afeta apenas o equilíbrio emocional ou a capacidade de raciocínio do indivíduo. Esse hábito também pode causar, entre outros males, sérios danos à saúde do coração.
 
—Para que uma pessoa viva de maneira saudável é preciso que ela tenha, no mínimo, de seis a oito horas de sono por dia. Dormir menos que isso pode ocasionar prejuízo cardiovascular com o passar do tempo. Isso favorece o surgimento de doenças, como a hipertensão, diabetes e obesidade, o que aumenta o risco de infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs)— afirma a pneumologista do Serviço de Medicina do Sono do Hospital do Coração (HCor) Thaís Bittencourt.
 
O sono é um período importante para o reestabelecimento do nosso organismo. Dormir bem ajuda, por exemplo, na produção de anticorpos contra as mais diversas doenças, fortalecendo o nosso sistema imunológico. Por isso, reduzir o tempo em que dormimos afeta significativamente os processos fisiológicos que ocorrem durante o sono.
 
— Quando dormimos, há um momento de repouso do nosso sistema cardiovascular no qual tanto a frequência cardíaca, quanto a pressão arterial são reduzidas. Esse processo é muito importante para a saúde do coração. Por essa razão, diversos estudos mostraram que a privação do sono aumenta o risco de hipertensão arteria— comenta Thaís.
 
Outra situação que precisa ser reparada enquanto dormimos está relacionada à regulação do apetite. A redução no tempo de sono, devido a fatores hormonais e gasto energético menor, também favorece o ganho de peso.
 
Quantidade e qualidade do sono são igualmente importantes
Dormir em quantidade adequada pode não ser suficiente para começarmos o dia alertas e descansados. A apnéia obstrutiva do sono é um distúrbio comum e fortemente associado ao ronco. A associação entre apnéia do sono e privação do mesmo é frequente e perigosa, uma vez que ambas as situações estão associadas a maiores riscos cardiovasculares.
 
— Por isso, pessoas que tem ou já tiveram algum tipo de distúrbio cardiovascular como hipertensão, infarto ou AVC, precisam redobrar a atenção com doenças relacionadas ao sono, e procurar tratamento o quanto antes— recomenda a médica.
 
Vale lembrar que o sono em quantidade suficiente e de boa qualidade é imprescindível para que todos tenhamos um dia repleto de saúde, maior capacidade de concentração e, inclusive, menor risco de acidentes no trânsito.
 
Recuperando o sono perdido
É possível repor as horas de sono perdidas. Uma dica é estabelecer uma meta, procurando aumentar gradualmente o tempo de sono de 15 a 30 minutos por noite a cada semana, por exemplo. Assim, pode-se combater o problema e, aos poucos, recuperar a saúde e a disposição.
 
— Se perdermos apenas duas horas de sono por dia, durante um período prolongado de tempo, podemos desenvolver problemas crônicos de saúde e, dependendo do caso, por em risco o coração— alerta a pneumologista.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário