Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 18 de julho de 2014

Cientistas estudam caso de irmãos turcos que andam como quadrúpedes

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Foto: Shapiro LJ, Cole WG, Young JW, Raichlen DA, Robinson SR/Divulgação
Imagem de vídeo mostra um dos pacientes cujo caminhar quadrúpede foi 
avaliado pelos pesquisadores
 
 
Estudo conclui que síndrome não é sinal de 'evolução às avessas'. Pacientes andam de quatro para se adaptar a deficiências.

Um novo estudo analisa uma família turca de 19 irmãos, dos quais cinco (quatro mulheres e um homem) apresentam o comportamento de andar de quatro, apoiados sobre pés e mãos.

O caso tornou-se conhecido com a exibição de um documentário da emissora britânica BBC, em 2006. A chamada síndrome de Uner Tan – caracterizada pela falta de equilíbrio e coordenação, habilidades cognitivas reduzidas e andar quadrúpede – a princípio foi vista como uma forma de "retrocesso evolutivo", um retorno à forma de andar dos primatas.

A nova pesquisa, porém, concluiu que a forma peculiar de locomoção dessas pessoas não é uma maneira de "evolução às avessas". Trata-se apenas de uma estratégia desenvolvida pelos pacientes para se adaptar à inabilidade de andar eretos. Eles sofrem de uma instabilidade no tronco, de causa ainda não esclarecida, que os impede de caminhar somente sobre as pernas. O estudo, liderado pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, foi publicado na quarta-feira (16) pela revista científica "PLoS ONE".

 Veja vídeo que mostra o andar de um dos pacientes.

A conclusão foi possível graças à análise de imagens da caminhada de pessoas com essa síndrome. Os pesquisadores avaliaram filmagens de 513 passadas quadrúpedes dos cinco irmãos da família turca retratados pelo documentário da BBC.

Diagonal x lateral
O que levava à hipótese de que o fenômeno de andar sobre os quatro membros seria uma forma de evolução reversa era a suposição de que a caminhada desses irmãos era semelhante à dos primatas não humanos. Esses animais andam com pisadas que seguem uma sequência diagonal: um membro anterior toca o chão seguido pelo membro posterior do lado oposto.

A observação cuidadosa das filmagens demonstrou que esses pacientes, diferentemente dos primatas não humanos, têm pisadas que seguem uma sequência lateral, ou seja, um membro anterior toca o chão, seguido pelo membro posterior do mesmo lado. O comportamento não poderia caracterizar, portanto, um retorno à forma de andar dos primatas, pois tratam-se de formas diferentes de caminhar.

Os pacientes com a síndrome de Uner Tan, na verdade, têm um caminhar quadrúpede semelhante ao observado em pessoas saudáveis quando orientadas a andar com apoio dos pés e das mãos. "Apesar de ser incomum o fato de humanos com a síndrome de Uner Tan andarem com os quatro membros, essa forma de quadrupedia parece aquela de adultos saudáveis, e não é de forma alguma inesperada", diz a pesquisadora Liza Shapiro. "Como demonstramos, a quadrupedia em adultos saudáveis ou naqueles com deficiência física pode ser explicada usando princípios biomecânicos, em vez de hipóteses evolutivas", completa.

O caso dos irmãos turcos foi o primeiro a ser descrito pela medicina. O registro foi feito pelo neurocientista Uner Tan, que deu o próprio nome à síndrome. Outros casos foram identificados depois. Apesar de os sintomas variarem de um paciente para outro – com ocorrência de problemas na fala e hipoplasia cerebelar (defeito congênito do sistema nervoso central) –, a caminhada sobre os quatro membros é comum a todos.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário