Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 18 de julho de 2014

Óleo de canela – Benefícios, propriedades e como usar

A canela (Cinnamomum Zeylanicum) é uma planta originária do Sri-Lanka, país insular asiático, localizado na extremidade sul do subcontinente indiano 

A casca interna e as folhas da árvore, que pode chegar a atingir cerca de seis a nove metros de altura, são destiladas e dão origem ao óleo essencial de canela.  Esse óleo possui propriedades medicinais que proporcionam muitos benefícios à saúde.

As propriedades do óleo de canela 

- Carminativo;

- Estomáquico;

- Antisséptico;

- Sudorífero;

- Parasiticida;

- Antiespasmódico;

- Analgésico;

- Antibiótico;

- Estimulante;

- Anti-inflamatório;

- Inseticida;

- Afrodisíaco;

- Emenagogo;

- Antivirótico.

Os benefícios e as indicações terapêuticas
- Devido às suas propriedades, o óleo de canela pode ser útil para tonificar os sistemas circulatório, respiratório e digestivo;
- É indicado para tratar diversos males, tais como: artrites, diarreia, flatulência, problemas na menstruação, gripes, infecções intestinais, pediculose, sarna, impotência, asma e bronquite.

Formas de uso do óleo de canela
A canela é uma das especiarias mais conhecidas, sendo também muito utilizada como aromatizante e na culinária, na preparação de condimentos, chocolates e licores. A seguir, saiba mais sobre as várias formas de uso do óleo essencial de canela, que é extraído de suas folhas e cascas. 

Uso na aromaterapia: O óleo de canela é muito usado pela aromaterapia, por possuir um aroma – forte, doce e temperado – conhecido por ser capaz de proporcionar relaxamento físico e mental, além de aumentar a capacidade de contato com a mente espiritual. 

Banhos: O óleo pode ser utilizado nos banhos de imersão (como em banheiras) e nos banhos de chuveiro. Nos banhos de imersão, o indicado é diluir duas gotas do óleo para cada colher de sopa de óleo vegetal, por causa do aroma picante da canela. Durante o banho, o óleo pode ser misturado a outros óleos essenciais. Nos banhos de chuveiro, o óleo é usado na forma de inalação: pingue quatro gotas do óleo em um canto do box e faça a inalação. Outra alternativa é realizar massagens com a mistura já citada. 

Compressas: Para o preparo de compressas, são necessárias quatro gotas do óleo de canela para cada litro de água morna ou fria. 

Aromatização do ambiente: Use a medida de 60 gotas do óleo para três colheres de álcool (ou vodca) e misture até diluir completamente. Guarde em um recipiente spray, completando com uma pequena quantidade de água. Agite bem antes de usar.

remedio-caseiro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário