Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 18 de julho de 2014

Confira mitos e verdades sobre como cuidar da alimentação no inverno

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Foto: Divulgação / Laine Valgas
Esclarecemos sete dúvidas sobre a ingestão de alimentos durante a estação mais fria do ano

Água quente queima gordura? Posso comer mais alimentos calóricos que não engordo? Tomar sorvete causa gripe? São muitas as dúvidas sobre como se alimentar de forma correta no inverno. O resultado, todo mundo sabe: se a dieta não for consciente, os alimentos podem virar verdadeiras armadilhas e causar ganho de peso. 

Para evitar o acúmulo das gordurinhas indesejáveis nessa época e evitar de tornar a Primavera a estação da "corrida mundial contra o sobrepeso", conversamos com a nutricionista clínica Aline Copstein sobre como manter uma alimentação com saúde.

Veja abaixo sete mitos e verdades sobre a nutrição no inverno: 

1. Posso comer alimentos mais calóricos e, ainda assim, não engordar: MITO
A reposição energética precisa ser mais frequente, mas não hipercalórica. A ingestão de alimentos mais calóricos mantendo o mesmo número de refeições fará com que o corpo acumule o excesso ingerido e não com que utilize naquele espaço de tempo como gordura e essa acaba sendo preservada pelo metabolismo porque também auxilia na manutenção da temperatura interna.

2. O corpo gasta mais para trabalhar e, por isso, sinto mais fome: VERDADE
No frio, a sensação de fome aumenta porque o nosso organismo gasta mais energia para produzir calor e manter a temperatura corporal. O corpo tenta preservar a gordura guardada – porque ela atua como isolante térmico – e, por isso, os estoques de glicogênio (armazenamento de carboidrato) se esgotam mais rapidamente, provocando uma fome "mais frequente", mas não exatamente "maior".

3. Se eu não comer fruta, verdura ou salada não fará falta para o corpo: MITO
O estímulo para a ingestão de alimentos frios como salada e frutas diminui, mas as fibras, vitaminas e sais minerais que eles fornecem continuam sendo importantíssimos. A salada pode ser substituída por sopas de vegetais e as frutas, para serem mais atrativas, podem ser aquecidas ou trocadas por frutas desidratadas.

4. Comer fruta com casca faz o corpo gastar mais caloria do que sem: VERDADE
A casca, quando comestível, tem mais fibras e, por isso, de fato faz o corpo gastar mais calorias na sua digestão, mas o emagrecimento fica favorecido principalmente por que as frutas (e ainda mais com casca) fornecem o que chamamos de fibras solúveis. Elas formam uma espécie de "gelatina" que envolve o bolo alimentar, impedindo a total absorção das gorduras ingeridas, e regula a velocidade de quebra dos alimentos em glicose, auxiliando no controle da fome. Lembrando sempre que a higienização da casca é fundamental e que, mesmo assim, nem sempre elimina resíduos de agrotóxicos utilizados na cultura dessas plantas.

5. Não preciso beber tanta água porque suo menos: MITO
A necessidade de hidratação dos tecidos segue a mesma, principalmente por que é necessário que circule no nosso organismo uma quantidade de água suficiente para manter o funcionamento de órgãos e a liberação de toxinas. A diurese aumenta, compensando a diminuição da perda pelo suor.

6. Tomar sorvete pode causar gripe ou dor de garganta: MITO
O resfriamento provocado por esses alimentos é suficiente para favorecer a ação do vírus da gripe. O resfriamento do corpo, com consequente baixa de temperatura corporal (quando não nos agasalhamos bem ou entramos em ambientes mais frios abruptamente) é o que deve ser evitado.

7. Beber água quente em jejum queima gordura e beber água gelada faz o corpo trabalhar mais, com isso, acaba gastando mais caloria: MITO
Em nenhum momento a água quente provocará uma necessidade de acesso ao tecido de gordura, queimando-a. A gordura é acessada para repor energia e manter a temperatura corporal em função da temperatura ambiente. A água, independente da temperatura, não promove essa bioquímica. 

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário