Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Entenda porque você boceja

Foto: Reprodução
Pesquisa mostra que resfriamento do cérebro pode ajudar a tornar as pessoas mais alertas 

Você consegue não bocejar ao ver uma pessoa próxima inspirar fundo, espichar os braços e abrir a boca para soltar o ar como se estivesse indo dormir? Há estudiosos que defendem que o bocejo alheio seja contagiante:

— Cerca de 50% das pessoas que observam um bocejo vai bocejar em resposta — diz Robert Provine, especialista no assunto.

Porém, um novo estudo — publicado pela BBC — afirma que o bocejo pode ajudar a relaxar o cérebro e impedi-lo de superaquecer. 

O pesquisador Andrew Gallup diz que o movimento violento da mandíbula move o fluxo de sangue ao redor do crânio, ajudando a eliminar o excesso de calor, enquanto a inspiração profunda traz ar fresco para as cavidades nasais e ao redor da artéria carótida levando de volta para o cérebro.
O estudioso propôs um teste para ver se as pessoas estão mais ou menos propensas a bocejar em diferentes temperaturas. Em condições normais, Gallup descobriu que cerca de 48% das pessoas sentiram vontade de bocejar. Mas, quando ele pediu para aplicar uma compressa fria na testa, apenas 9% sucumbiu ao bocejo. Respirar pelo nariz, o que também poderia esfriar o cérebro, foi ainda mais eficaz: eliminou completamente a vontade dos participantes de bocejar.

O resfriamento do cérebro também pode tornar-nos mais alerta — nos acordar quando estamos entediados e distraídos.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário