Getty Images: Profissional de Humanas é o que mais gosta dos colegas de trabalho,
diz pesquisa
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Pessoas que trabalham com engenharia, construção e energia são as que menos dizem gostar dos seus colegas de trabalho
O que você mais gosta no seu trabalho atual? A resposta
depende muito do que você considera importante em um ambiente
profissional. No entanto, se você trabalha na área de Humanas, é
provável que tenha pensado em apontar os seus colegas de trabalho como
um ponto positivo.
De acordo com uma pesquisa realizada com depoimentos espontâneos de 3 mil profissionais pela Love Mondays, site brasileiro em que funcionários fazem avaliações anônimas sobre as empresas,
a área de comunicação e mídia é a que as pessoas mais admiram e gostam
dos seus colegas, com 33% dos depoimentos evidenciando isso. Em seguida,
as áreas de viagens, turismo e lazer e de educação completam o top 3,
com 27% e 19%, respectivamente.
Segundo Luciana Caletti, sócia-fundadora do Love Mondays,
existem dois motivos mais claros pelos quais os profissionais de Humanas
dizem gostar de seus colegas.
O primeiro, é que esses
setores do mercado de trabalho já atraem pessoas que naturalmente gostam
de se relacionar com pessoas, ou seja, elas já estão mais abertas a
conversar e conhecer melhor seus colegas. O segundo ponto é que a
própria profissão já exige uma comunicação e relacionamento interpessoal
maior entre os integrantes da equipe.
“Se você não gosta de
pessoas, não vai trabalhar com comunicação, educação, ou turismo e
lazer. São profissões que demandam interação, então as pessoas acabam,
obviamente, se comunicando mais e isso acaba criando mais laços de
amizade”, observa Luciana.
Já
os profissionais que menos apontaram o relacionamento com seus colegas
como algo positivo no trabalho, de acordo com a pesquisa, foram os das
áreas de construção e engenharia, com apenas 12% dizendo gostar dos seus
colegas, e os de energia, com 10%.
“São profissões
mais técnicas. Não é que a pessoa não busca ter amizades, mas são áreas
que demandam menos relacionamento interpessoal e atraem profissionais
que talvez vejam outros pontos positivos no seu trabalho, como desafios
intelectuais ou a parte de processo”, comenta.
Ainda assim, Luciana lembra que todas as companhias,
independentemente do setor de atuação, deveriam incentivar o bom
relacionamento entre os funcionários. Gastando boa parte do seu dia no
trabalho, este é um ponto essencial para o nível de satisfação do
profissional e, consequentemente, implica em produtividade.
“Essa
questão do relacionamento é importante não só porque o profissional
estará mais feliz, mas também porque o processo de comunicação dentro da
empresa melhora e, portanto, ela também fica mais produtiva”, avalia.
iG
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