Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Remédios caseiros para livrar-se dos piolhos

Os piolhos são parasitas que infestam rapidamente a cabeça das pessoas, principalmente de crianças, uma vez que nem todas são cuidadas ao mesmo tempo e convivem em conjunto em escolas e creches

De nome científico Pediculus humanus capitis, os piolhos causam um incômodo gigantesco, pois se alimentam de sangue, sugando constantemente por meio do couro cabeludo. Isso gera coceira e constrangimento, além de transmitir doenças e, por isso, é importante fazer tratamentos preventivos, ou aplicar medicamentos, caso já exista infecção. Confira abaixo alguns medicamentos naturais que podem ajudar na eliminação dos piolhos.

Shampoo contra piolhos
O shampoo pode ser preparado com uma porção de cada um dos ingredientes a seguir: erva de santa maria, melão de são caetano, arruda, losna, babosa e alecrim, além de ¼ de sabão de coco e 1 litro de água.

Para preparar, ferva meio litro de água derretendo o sabão de coco dentro. Com a outra metade da água, coloque os outros ingredientes, batendo no liquidificador até misturar bem. Coe em seguida, e misture com o sabão de coco derretido, guardando em um vidro limpo. Aplique todos os dias enquanto durar a infestação. No entanto, preste atenção na hora de enxaguar, pois a arruda, um dos ingredientes, pode causar queimaduras quando em contato com o sol.

Óleo
Alguns óleos naturais podem ser usados para matar piolhos e retirar lêndeas da cabeça. Entre eles estão o óleo de anis, erva doce e funcho, que devem ser aplicados à noite nos cabelos. Em seguida, enrole uma toalha nos cabelos e vá dormir. Ao acordar, passe o pente fino, lavando os cabelos logo em seguida, preferencialmente com o shampoo citado acima, ou ainda com água e sabão.

Vinagre
Em um borrifador, encha metade do recipiente com vinagre e metade com água. Chacoalhe e borrife por todo o cabelo, cobrindo com uma touca em seguida. Deixe agir por 30 minutos, e então lave o cabelo com seu shampoo habitual. A fórmula é eficaz, pois o vinagre é um produto ácido. 

Apesar de o cheiro ser forte, o produto é eficaz e o cheiro sai quase totalmente com a lavagem. Não use essa mistura caso haja irritação ou ferimentos no couro cabeludo. O segundo passo, é passar uma linha entre os dentes de um pente fino e, após lavar os cabelos, passe-o penteando os cabelos.  Por último, misture um pouco de condicionador com um punhado de sal e aplique nos cabelos deixando agir por aproximadamente 15 minutos, passando o pente fino novamente.

Lembre-se sempre de secar bem os cabelos, pois os piolhos preferem a umidade e não gostam do calor do secador. Lave bem os lençóis e toalhas com água quente, evitando uma nova infestação.

remedio-caseiro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário