Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Ácido lático na dor: mais exercício físico ou descanso?

Saiba por que temos dores musculares e como se comportar nos momentos de crise
 
“O melhor procedimento para evitar a formação de ácido lático é, depois de um exercício, realizar, por alguns minutos, outro exercício (correr, pedalar, nadar) em menor intensidade. Esse procedimento ajuda a desintoxicar a musculatura porque uma parte do ácido lático, que também pode servir como fonte de energia, passa a ser queimada”, explica ele. Outro procedimento é massagear o local dolorido, aumentando a irrigação sanguínea da região e facilitando a eliminação do ácido.
 
O médico alerta que não é aconselhável usar analgésicos como aspirina ou ibuprofeno, por exemplo, para o tratamento de dores musculares. A longo prazo, esses medicamentos podem comprometer a permeabilidade da mucosa intestinal, permitindo que bactérias e enzimas digestivas entrem na corrente sanguínea.
 
“Os indivíduos que usam esse tipo de medicação antes de treinar podem estar comprometendo a absorção de nutrientes importantes, tornando mais difícil o desenvolvimento muscular”, esclarece Rafael Munerato.
 
Para que você alcance o resultado desejado sem sofrimento ou tratamento errado, é muito importante ter alimentação adequada ao seu tipo metabólico, procurar se exercitar corretamente e ter tempo correto de descanso e recuperação.
 
“Com o objetivo de fortalecer a musculatura, criando tecidos mais resistentes à inflamação, é importante consumir gorduras saudáveis, proteína em moderação e pouco carboidrato, reduzir ao máximo os açúcares, mesmo dos sport drinks e das barras energéticas, e fazer uso da quantidade adequada de aminoácidos essenciais, especialmente a leucina.
 
Respeitar o intervalo correto de refeições pós-treino é importante, assim como evitar a frutose no pós-treino, pois ela reduz a habilidade de produção do hormônio do crescimento (HGH), fundamental na reparação tecidual; se seu nível for baixo, certamente você terá dores pós-treino”, aconselha o especialista.
 
Rachel Lopes
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário