Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Caseína: o que é, quais os benefícios, quando e como tomar

Caseína: o que é, quais os benefícios, quando e como tomarOs marombeiros de plantão sabem de traz para frente e de frente para trás que tomar suplementos pode ser necessário em alguns momentos. Porém, é preciso ter um certo nível de conhecimento para fazer isso da maneira correta
 
Os suplementos proteicos auxiliam no desenvolvimento de músculos caso a sua alimentação esteja deficiente.
 
A chave para fazer com que a suplementação de proteínas faça o efeito desejado é tomar da maneira correta e nas horas corretas. Cada tipo de proteína exerce uma função no organismo e em momentos determinados. Um tipo bastante procurado pelos atletas e praticantes de musculação é a caseína. Ela é uma proteína de longa absorção e reduz o catabolismo.
 
O que é a caseína?
É um tipo de fosfoproteína encontrada no leite. Ela é encontrada tanto no leite de vaca quanto no leite humano, sendo que no primeiro ocorre em torno de 80% e no segundo, fica entre 20 e 45%. Também é possível encontrar a caseína nos derivados do leite como queijo, manteiga, iogurte, entre outros.
 
Quais os benefícios da caseína?
A caseína é classificada como uma proteína de alta absorção. Ela pode demorar até mais que o dobro do tempo no organismo para ser absorvido que o whey protein. No caso da whey protein, ela é ingerida logo no pós-treino por causa da sua rápida absorção pelo organismo que precisa de nutrientes de forma urgente por conta do processo de catabolismo que se inicia depois da musculação.
 
Em uma comparação com o whey, a caseína consegue ficar no organismo até 4 horas a mais do que a proteína do soro do leite. Ela é muito sensível ao pH do estômago, que é um ambiente ácido, e por isso a absorção passa a ser gradativa. Por sua vez, a liberação de aminoácidos para a corrente sanguínea é bem demorada.
 
Além de regular o tempo de transporte das proteínas através do intestino, ajudando na maior absorção de aminoácidos, ela também oferece ajuda na liberação de neurotransmissores excitatórios. A caseína consegue liberar uma grande quantidade de tirosina. Assim, o corpo passa a ter muita tirosina, que está relacionada com o processo de excitação neural e reduz a proporção do triptofano, que é um neurotransmissor de relaxamento.
 
Como e quanto tomar a caseína
Tomar caseína antes de ir dormir é o melhor momento para isso. Como dito acima, a caseína demora cerca de 8 horas circulando no organismo. É justamente no período da noite que passamos muitas horas sem ingerir nenhum tipo de nutriente e o corpo começa a entrar em um processo de catabolismo. Ela também pode ser substituída pela albumina.
 
Quanto à quantidade que deve ser consumida por dia, a própria embalagem do produto vem informando qual a quantidade correta. Ela pode vir com um medidor próprio para que você saiba exatamente quanto de proteína está ingerindo.
 
Malhar Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário