Foto: Reprodução - Luffa operculata |
As propriedades e as indicações de uso
A buchinha do norte possui ação anti-herpética, adstringente, antisséptica, expectorante e vermífuga. As indicações de uso da planta incluem o tratamento de rinite, sinusite, bronquite, nariz entupido, amenorreia, inflamações genito-urinárias e oftálmicas, feridas, ascite, dor de cabeça e herpes.
Como utilizar a buchinha do norte?
Deve-se ter cautela para utilizar a buchinha do norte, pois a planta é altamente tóxica e o seu uso é exclusivamente externo em inalações.
Para inalações em casos de sinusites e rinites, basta seguir os seguintes procedimentos:
– Divida a buchinha em 4 partes, coloque uma dessas partes de molho em água mineral durante uma noite e, no dia seguinte, pingue essa água nas narinas, duas vezes ao dia, inspirando bem.
Efeitos colaterais e contraindicações
Quando usada em excesso e sem orientação médica, a buchinha do norte pode provocar irritação na mucosa e hemorragias. A buchinha do norte é contraindicada para mulheres grávidas e no uso interno. É importante ressaltar, também, que os frutos da buchinha do norte devem ser utilizados sem ferver, pois possuem substâncias que podem provocar hemorragias nasais. Lembre-se da importância de consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento!
Remédio Caseiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário