Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 28 de junho de 2011

Estudiosos desenvolvem vacina que combate a barriga d'água

Produto, feito com tecnologia totalmente nacional, obteve ótimos resultados em testes com animais

´

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estão desenvolvendo uma vacina contra a esquistossomose, doença que afeta 4 milhões de pessoas no Brasil e 200 milhões ao redor do mundo. Já está previsto um programa de prevenção e controle efetivo de sua transmissão, capitaneada pela fundação. O produto, feito com tecnologia totalmente nacional, obteve ótimos resultados em testes com animais e ainda este ano terá sua segurança avaliada em seres humanos.

A esquistossomose caracteriza-se pela inflamação do fígado e do baço causada pelos ovos do verme Schistosoma mansoni. O aspecto físico resultante desse quadro justifica o nome popular da doença: barriga d'água. Segundo a médica responsável pela pesquisa, Miriam Tendler, além de comprometer a saúde, a esquistossomose prejudica as capacidades de aprendizagem e de trabalho e a qualidade de vida do doente.

Seu contágio ocorre depois que larvas do S. mansoni são liberadas na água pelo caramujo Biomphalaria, seu hospedeiro intermediário, e penetram na pele humana. O tratamento é realizado com medicamentos por via oral para matar o parasita dentro do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário