Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 28 de junho de 2011

Saiba mais sobre as micoses e como evitá-las


Micoses são problemas de pele causados por fungos que podem estar em plantas, animais, no solo ou até nas pessoas

As micoses são uma dor de cabeça para muita gente, mas você sabe o que são? De acordo com a dermatologista do Hospital Moinhos de Vento Suzana Hampe, micoses são problemas de pele causadas por diferentes tipos de fungos. Eles podem estar presentes em animais, solo e plantas ou até nas próprias pessoas.

— As micoses podem ser superficiais, que são as mais comuns e dão na parte externa da pele ou as profundas, que são doenças mais raras e se manifestam por dentro da pele — diz.

Micoses superficiais

A médica exemplifica alguns tipos de micoses mais comuns:

:: Pé de atleta ou frieira

— Nascem por fungos que aparecem entre os dedos dos pés e que são causados principalmente por umidade. Pessoas que usam tênis ou calçados fechados e úmidos tem maior tendência a desenvolver o pé de atleta — explica.

:: Fungos transmitidos por animais

— Ocorrem em geral por contato com cães, gatos ou cavalos. As lesōes lembram um anel avermelhado com descamação, que cresce para a periferia e o centro tende a curar-se à medida que cresce. Coçam bastante — revela.

:: Fungos nas virilhas

— Mais comum em homens, pessoas acima do peso e que suam muito no local. Calção ou biquíni molhado por muito tempo na praia é um convite para ter o fungo. Aparecem lesões avermelhadas que podem coçar ou não. São frequentemente confundidas com assadura ou alergia, induzindo a pessoa a colocar medicamentos errados que podem apenas aliviar o quadro, mas não curar — alerta a médica.

:: Pitiriase Versicolor ou pano branco

— Forma várias e pequenas manchas brancas com leve descamação principalmente nas costas, peito e braços. Em alguns casos, podem ser rosadas ou acastanhadas. O pano branco ocorre com maior frequência em adolescentes e adultos jovens, pois produzem mais gordura no corpo — diz.

:: Micoses das unhas

— Aparecem como descolamentos de uma ou mais unhas, ficando uma área esbranquiçada e por baixo oca. É importante coletar material para identificar o tipo de fungo, para saber de onde veio e orientar o tipo de medicamento a ser usado, uma vez que a cura é mais demorada e pode ser necessário tomar medicação oral por longo prazo — ressalta.

Já as micoses mais profundas, a dermatologista alerta que são muito difíceis de acontecer e são mais complicadas.

— Por exemplo, o fungo Paracoccidioides brasilensis causa uma infecção pulmonar e pode se espalhar por dentro da pele — lembra.

Tratamento

Suzana explica que o tratamento para as micoses variam de caso para caso e que somente um médico dermatologista pode indicar qual o melhor para você.

— Na maioria dos casos, as micoses não acarretam grandes complicações e um simples creme antifúngico pode resolver. Mas a escolha do tempo de tratamento e se vai necessitar remédio oral vai depender do tamanho e da extensão das lesões, do tipo de fungo, de onde se localizam as lesões e se a pessoa tem uma boa defesa também — alerta.

Prevenção

Veja as dicas da dermatologista para que evitar as micoses:

:: Quem tem contato com animais domésticos deve observar se o cão ou o gato não tem falhas no pelo em forma de rodelas, já que isso pode sinalizar fungos;

:: Deve-se secar bem os pés e entre os dedos após o banho;

:: Pessoas que suam muito podem usar talcos antisépticos entre os dedos do pé e calçados, além de procurar não repetir os calçados todos os dias;

:: Procure usar meias e roupas íntimas que absorvem a umidade como as de algodão;

:: Não compartilhar toalhas, meias e calçados;

:: Pessoas com tendência a formar o pano branco, não devem usar hidratante nas partes oleosas do corpo;

:: As roupas devem ser bem ventiladas;

:: Não abusar de carboidratos na dieta;

:: Praticar atividades físicas com roupas de tecidos leves como o Dryfit e algodão;

:: Para quem coloca muito a mão na água é melhor usar luvas de borracha com forro de algodão. Esta é a melhor forma de evitar a candidíase nas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário