Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 28 de junho de 2011

Causas de erros terapêuticos em idosos

A expectativa de vida do brasileiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), subiu para 72,7 anos em 2007.

Em 1997, o estudo apontava uma expectativa de 69,3 anos. Em 2006, era de 72,3 anos. O que muita gente não sabe, contudo, é que os idosos possuem demandas sociais, econômicas e sanitárias específicas para obtenção de condições adequadas de vida, além do uso mais frequente de medicamentos, questão que tem causado preocupação mundial quanto ao seu manuseio e consumo.

A intoxicação por medicamentos em idosos tem ocorrido com mais frequência nos últimos tempos, em todos os países. Segundo resultados de estudos científicos, os erros nos tratamentos, assim como as reações adversas às drogas (RAD), são razões comuns de efeitos não desejáveis ou resultados fatais entre as pessoas mais idosas. O entendimento dos motivos destas fatalidades pode ajudar no desenvolvimento de estratégias para evitar o aumento destes casos, sendo mais comum, sobretudo, nas idosas, como afirma o estudo conduzido por Skarupski et al. (2004).

Desde 1982, a Food and Drug Administration (FDA) recebeu aproximadamente 20.000 relatos de pacientes denunciando os erros de medicação. Entretanto, acredita-se que o número real seja muito maior. “Já os estudos do Institute of Medicine (IOM) “Err is Human: Building a Safer Health System”, de 1999, afirma que entre 44.000 e 98.000 mortes por ano ocorrem devido a erros médicos em hospitais e mais de 7.000 mortes ocorrem a cada ano devido a erros de medicação. Em resposta a esta pesquisa, todas os setores do Sistema de Saúde dos Estados Unidos sinalizam que estratégias para reduzir essa taxa de erros devem ser realizadas rapidamente”, comenta Professor de Cosmetologia e Diretor da IPUPO CONSULT, consultoria especializada no desenvolvimento de nutricosméticos para o mercado brasileiro, Maurício Pupo.

O armazenamento de remédios deve ser algo muito especial. É preciso, então, alguns cuidados para manter os medicamentos da sua farmácia em condições que garantam a sua eficácia. Por isso, a pessoa que deseja guardar seus remédios com segurança e encontrar praticidade no momento de consumi-lo, foi lançado no mercado o Pote Cápsula – D-Safety. O usuário pode separar o medicamento e o período que será utilizado a cada dia da semana. “Uma dica importante, é manter a sua caixa de remédios ao abrigo da luz, longe da umidade e de fontes de calor, ou seja, não é recomendado guardar remédios no banheiro, já que é um ambiente que sofre choque térmico constantemente. A cozinha também não é o melhor lugar para o armazenamento. Prefira os armários do quarto ou qualquer outro que apresente condições ambientes adequadas”, ensina o professor de cosmetologia.

Fonte: Professor Maurício Pupo
http://www.ipupoconsult.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário