Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 28 de junho de 2011

Audiência Pública debate inclusão do PET/CT no SUS


No dia 12 de julho de 2011, na Câmara dos Deputados, a Comissão de Seguridade Social e Família promove audiência pública, a pedido do deputado federal Eleuses Paiva, com representantes da saúde, como o Dr. Celso Darío Ramos, presidente da Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear (SBBMN), para debater a inclusão do exame PET/CT na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

O PET Scan, um dos exames referência da Medicina Nuclear, permite analisar o corpo inteiro em poucos minutos. Além disso, diferencia tumores benignos de malignos, determina a fase do câncer e monitora o resultado do tratamento. A partir deste exame, o médico é capaz de decidir com segurança e rapidez como será o tratamento, se a opção é ou não a cirurgia e acompanhar a evolução do paciente.

O PET Scan tem se tornado cada vez mais importante no diagnóstico e no acompanhamento de diferentes tipos de tumores. Nos tumores de pulmão, por exemplo, o exame pode modificar a conduta terapêutica inicialmente proposta em cerca de 70% dos casos, reduzindo o número de cirurgias desnecessárias em cerca de 60% dos pacientes.

Os resultados favoráveis com relação ao uso do exame PET Scan se repete em outros tumores malignos, como câncer de esôfago, de mama, de tireoide, melanoma, tumores de cabeça e pescoço, colorretal, linfoma e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário