Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 28 de junho de 2011

Campanha alerta contra os perigos de vírus que infecta recém-nascidos em Portugal

"Proteja o seu Bebé" é o nome de campanha que será lançada hoje no Hospital Fernando da Fonseca e que visa sensibilizar para a importância da prevenção do vírus sincicial respiratório, que pode causar bronquiolite ou até pneumonia nos recém-nascidos.

A iniciativa, que tem como madrinha a atriz Cláudia Vieira, pretende "informar a população em geral, os futuros pais e os profissionais de saúde sobre a necessidade de protecção do bebé prematuro" em relação a este vírus, que causa uma das infeções do aparelho respiratório mais frequentes nos primeiros dois anos de vida.

Com o mote “Proteja o seu bebé”, esta campanha tem como mascote o koala Kiko e contará com diversos materiais de sensibilização como cartazes, folhetos, réguas medidoras para crianças, calendários, molduras com saudações, anúncios na imprensa e informação específica para recém mamãs de bebés prematuros.

O vírus sincicial respiratório pode causar bronquiolite e, em casos mais graves, pode haver complicação infecciosa e surgir pneumonia.

A infecção propaga-se por contacto através das mãos ou superfícies contaminadas e por tosse ou espirros. Em Portugal, este vírus surge, geralmente, nos meses de Outono e Inverno.

Os sintomas iniciais são febre baixa, corrimento nasal, acessos de tosse e espirros. Após três a cinco dias de doença podem surgir sintomas de maior gravidade, tais como tosse persistente, dificuldade respiratória e pieira.

Os principais grupos de risco são os bebés prematuros, bebés com doenças pulmonares crónicas e cardiopatias congénitas, tendo a campanha nacional de sensibilização o apoio da secção de Neonatologia da Sociedade Portuguesa de Pediatria.

O Vírus Sincicial Respiratório(VSR) é a principal causa de infeção das vias aéreas e pulmões nos bebés e crianças, menores de 2 anos de idade, sendo o principal agente infecioso que causa bronquiolite, uma infeção das vias aéreas mais pequenas dos pulmões.

O VSR é transmitido por crianças ou adultos infetados através de secreções do nariz e da boca, por contacto direto ou por gotículas através do ar. Pode ser contagioso, indirectamente, quando alguém toca objectos infetados com o vírus como brinquedos, portas, canetas.

Em países temperados, como Portugal, esta infeção surge sobretudo entre Outubro e Março.

O período de incubação é de 2 a 8 dias e o período maior contágio é nos primeiros 2 a 4 dias de infeção.

Inicialmente a criança tem um corrimento nasal, tosse moderada e por vezes febre e em 1 ou 2 dias a tosse agrava. Podem ter dificuldade a alimentar-se, devido à dificuldade em respirar.

Os grupos de risco para infeção a VSR são os bebés nascidos prematuros, crianças com doenças pulmonares e crianças com doenças cardíacas, assim como alguns bebés com imunodeficiências e doenças neuromusculares.

Para as crianças nascidas prematuras, com doenças cardíacas ou doenças pulmonares, a infecção a VSR pode ser uma doença grave, requerendo hospitalização. Os bebés prematuros têm os pulmões imaturos e neles pode ser difícil combater a infecção a VSR.

http://www.destak.pt/artigo/99366-campanha-alerta-contra-os-perigos-de-virus-que-infecta-recem-nascidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário