Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 23 de julho de 2011

Roupas usadas podem transmitir sarna e gonorreia

Dermatologista diz que lavar bem as peças antes de usá-las evita piolhos e ácaros

O uso de roupa de segunda mão, importada de outros países ou encontradas em lixo, necrotério, asilos e cemitérios, pode provocar dermatite, sarna e gonorréia, advertiu por meio de um comunicado nesta quarta-feira (20) o IMSS (Instituto Mexicano de Seguro Social).
- As peças podem estar infestadas de ácaros, piolhos, conter algum tipo de produto químico, e inclusive bactérias [em caso de roupas íntimas], que ao ter contato com a pele provocam dermatite, sarna e gonorreia.

Esse tipo de roupa é exposta em comércios informais que compram em atacado e depois vendem a varejo.

Diana Castillo Martínez, dermatologista do hospital geral de Zona 2-A Troncoso, do IMSS, disse que a primeira recomendação é evitar comprar esse tipo de roupa. Caso contrário, as camisas, blusas, suéters e outras peças devem ser lavadas com sabão e água, seja à mão ou em máquina.

No caso de jaquetas, devem ser guardadas em uma sacola de plástico por três dias

- Isso assegura eliminar piolhos e ácaros.

Diana disse ainda que os sapatos devem ser expostos ao sol durante dois dias antes de calçá-los.

A dermatologista recomendou não comprar, de forma alguma, roupas íntimas em comércios de roupas usadas, já que as medidas de higiene podem não ser suficientes e causar gonorreia.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário