Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 23 de julho de 2011

Conselho de Medicina rejeita cirurgia bariátrica feita por Faustão


Órgão não vai regulamentar procedimento e pede mais estudos que comprovem sua eficácia e segurança

Em decisão consensual, o pleno do Conselho Federal de Medicina (CFM) - instância máxima da entidade - rejeitou incluir na lista dos procedimentos regulamentados pelo órgão a cirurgia de redução de estômago criada pelo médico Áureo Ludovico de Paula. Considerada experimental, a técnica promete curar a diabete.

Conheça os riscos e benefícios da cirurgia de redução de estômago

A cirurgia - chamada gastrectomia vertical com interposição de íleo - ficou conhecida em 2009 depois que o apresentador Fausto Silva declarou em seu programa que havia se submetido a uma operação de redução de estômago para perder peso e curar a diabete. À época, foi divulgado que a técnica não era regulamentada e, por isso, não poderia ter sido realizada.

Conheça os quatro tipos de cirurgia bariátrica aprovados pelo Conselho Federal de Medicina
A decisão põe um ponto final na discussão em torno do assunto, pelo menos até que sejam apresentados estudos que comprovem sua eficácia e segurança. Por enquanto, a técnica está proibida. “Consideramos que a gastrectomia vertical com interposição de íleo precisa de mais estudos para ser autorizada”, disse Roberto d’Ávila, presidente do CFM. Segundo o Ministério Público Federal, ao menos dez pacientes submetidos à técnica tiveram sequelas graves.

Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário