Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 23 de julho de 2011

Cuidado com a quantidade de sódio das sopas instantâneas



Sobretudo no inverno, a sopa tem lugar de destaque na alimentação do brasileiro. Além de ser nutritiva, versátil em sabores e econômica, ela é um alimento muito importante no mundo todo. Uma sopa simples precisa de poucos e básicos ingredientes, como cenouras, batatas e outros legumes cortados em cubinhos e cozidos em fogo brando num caldo com um pouco de sal, pimenta, cebola, alho e ervas aromáticas. Sobras de carnes ou frutos do mar podem ser adicionadas para melhorar o sabor e aumentar o valor nutricional.

Mas diante da correria do dia a dia e na grande variedade de produtos disponíveis nos supermercados, acabamos optando por sopas industrializadas que já vêm quase prontas. Mas é preferível preparar a sua própria sopa, já que isso permite um maior controle do conteúdo de sal, uma observação importante para pessoas com pressão arterial alta ou para aquelas que seguem uma dieta com restrição de sódio.

As sopas instantâneas, geralmente encontradas em envelopes, estão disponíveis em muitos sabores, variando bastante na qualidade e no valor nutricional. Por isso recomenda-se boa leitura e muita atenção aos rótulos buscando escolher sopas com menores teores de gordura e sal.

Sabe-se que as sopas industrializadas têm grandes quantidades de sódio, variando de 8 a 51% da recomendação diária. Este nutriente favorece a hipertensão, danos ao coração, retenção de líquido e piora nos quadros de obesidade, além de sobrecarregar a função renal. Além da alta concentração do sódio, as sopas industrializadas não contem quantidades significativas de micronutrientes.

É importante ter uma alimentação saudável e controlar o consumo de sódio é fundamental para a saúde a curto e longo prazo. Valorizar produtos naturais é sempre mais indicado. O consumo dos produtos industrializados deve ser consciente e considerar não apenas a praticidade, mas principalmente a sua composição nutricional. Se for preparar a própria sopa, dê preferência a ervas e especiarias para substituir o sal. Também esteja atento à quantidade de gordura aplicada na preparação de sua sopa. É bom não exagerar. Sopas cremosas, por exemplo, contêm muita gordura saturada. Uma forma de reduzi-la é usar leite desnatado. Além disso, quando congelada, a gordura presente no caldo solidifica na superfície e pode ser facilmente removida.
Fonte divirta-se.uai

Nenhum comentário:

Postar um comentário