Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Contadores de história auxiliam no tratamento de câncer em SP

O Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira) inicia na próxima segunda-feira (22) um trabalho de conto de histórias para adultos em tratamento na unidade.

Idealizado pelo Serviço de Hotelaria e Hospitalidade do Icesp, o programa tem como objetivo facilitar a abordagem de temas delicados para os pacientes e seus acompanhantes.

No último mês, período em que o hospital realizou projeto piloto da ação, 200 pacientes participaram da atividade. A aceitação é grande e tem demonstrado que este pode ser um poderoso aliado para intervenção da equipe de psicologia.

"Nosso objetivo é tirar o foco da doença. É uma forma de acolhermos o paciente e mostrar que nos preocupamos com ele", explica Vânia Pereira, gerente do setor responsável pelo programa.

Marcelo Cândido, articulador do projeto, diz que as histórias selecionadas possuem temáticas diferentes e são escolhidas conforme as necessidades de cada pessoa.

"Contação de história remete à infância, por isso os pacientes já se sentem acolhidos. Em um segundo momento, é a oportunidade de eles falarem informalmente sobre o problema. Esse bate-papo final é muito importante", diz.


Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário