Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 2 de agosto de 2011

Portugal: Investigador português agraciado com prémio carreira nos EUA

A associação mundial de inovação tecnológica IEEE atribuiu este ano o seu prémio de carreira a um professor e investigador português, pioneiro em neuroengenharia computacional.

José Carlos Príncipe é o primeiro português a conquistar o IEE Neural Network Pioneer Award, atribuído anualmente pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) a investigadores com contribuições científicas sustentadas durante pelo menos 15 anos.
 
Este professor da Universidade da Florida, que mantém estreitas relações com Portugal através do INESC Porto e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, é um dos pioneiros mundiais em neuroengenharia computacional, com investigações que abriram caminhos para a prevenção de crises epiléticas ou para permitir que tetraplégicos sejam capazes de interagir com o mundo exterior através de robôs.

O investigador utiliza algoritmos e modelos de processamento para compreender como o cérebro humano funciona, o que oferece potencialidades ao nível da descodificação das intenções de movimento do cérebro humano.

A 03 de agosto, José Carlos Príncipe será galardoado em San José, Califórnia (EUA), com o “2011 IEEE Neural Network Pioneer” da mão da Sociedade para a Inteligência Computacional do IEEE.
O prémio será entregue no jantar de gala da IJCNN 2011 International Joint Conference on Neural Networks.

Fonte Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário