Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 2 de agosto de 2011

Deficiência de magnésio reduz absorção do cálcio e impede prevenção da osteoporose

Eficácia e benefícios do cálcio à saúde dos ossos são prejudicados na ausência de níveis adequados de magnésio

A deficiência de magnésio no organismo reduz a absorção e o metabolismo do cálcio, impedindo que a quantidade correta do mineral seja direcionada à formação de ossos mais fortes. Por isso, a dieta que atua na prevenção de doenças como a osteoporose deve contar também com o magnésio.

Segundo Carolyn Dean, especialista em magnésio e diretora da Nutritional Magnesium Association, a eficácia e os benefícios do cálcio à saúde dos ossos e prevenção da osteoporose são muito prejudicadas na ausência de níveis adequados de magnésio no corpo. Além disso, o excesso de cálcio pode causar malefícios.

— O magnésio mantém o cálcio dissolvido no sangue. Sem o equilíbrio adequado entre magnésio e cálcio, em uma razão de um para um, o cálcio acaba se depositando nos rins (podendo formar pedras), nas artérias coronárias (resultando em artérias obstruídas) e nas cartilagens das articulações, em vez de chegar aos ossos, onde mais precisamos. Quanto mais cálcio ingerir sem o efeito equilibrante do magnésio, mais sintomas de deficiência em magnésio e excesso de cálcio está sujeito a vivenciar — explica.

Confira alimentos ricos em magnésio e acrescente na sua dieta:
:: Abacate, banana, beterraba, espinafres, couve;

:: Grão-de-bico, figo seco, mandioca, lentilha, quiabo, uva passa;

:: Cevada, granola, aveia, arroz integral, milho, centeio, trigo, cereais instantâneos ricos em fibras;

:: Nozes, castanhas, sementes de abóbora, girassol, gergelim, amêndoas, amendoim, soja;

:: Peixe, camarão, ostra, leite.
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário