Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 20 de setembro de 2011

9 dicas para evitar a intoxicação alimentar com o ovo

Alimento é líder em provocar surtos de diarreia. Refrigeração e cozimento evitam problemas

A nutricionista Daniele Leal recorreu aos bancos de informação do Ministério da Saúde para saber qual alimento estava mais associado aos surtos de intoxicação alimentar provocados pela bactéria Salmonella.
“Desde 1999, o ovo sempre ocupou o primeiro lugar, seja por ele próprio estar contaminado ou por falhas no preparo de alimentos que utilizam ovo, como bolos, suflês, maioneses e musses”, conta a especialista.

Esta foi a base de sua pesquisa de mestrado, defendida no programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Escola Superior de Agricultura da USP. Sob orientação de Gilma Sutrion, Daniele entrevistou 664 pais de alunos de escolas públicas e particulares para saber quais práticas trazem para o ovo o título de recordista de intoxicação.

Ela encontrou falhas na compra dos ovos, que facilitam as contaminações. “Dos entrevistados, 81% disseram que compram ovos sem estar refrigerados, o que é um erro para a segurança alimentar. Além disso, quando chegam em casa, as pessoas também guardam os ovos fora da geladeira, o que facilita as contaminações.”

Outros resultados encontrados mostram que 61,3% dos participantes já relacionaram sintomas de doenças, como febre, diarreia, dor de estômago, náuseas, após consumirem alguma comida, o que “demonstra que eles identificam o risco de ingerir alimentos impróprios”. Além disso, metade dos pesquisados consome ovos crus ou mal cozidos, considerados de risco pela possibilidade de estarem contaminados com a bactéria Salmonella.

Para ajudar na prevenção de problemas, Daniele Leal elencou algumas dicas que diminuem o risco de contaminação.

- Sempre compre ovos que estejam refrigerados (geladeira ou freezer)

- Escolha os produtos mais fresco possível, verificando a data de fabricação e validade

- Nunca opte por ovos sujos ou rachados, eles facilitam a contaminação

- Ao chegar em casa, guarde os ovos na geladeira, nunca fora

- Antes de usar, lave os ovos com água e sabão. Não é preciso usar cloro

- Não esqueça da higiene pessoal: lave bem as mãos antes de cozinhar e também os utensílios

- Sempre consuma ovos cozidos, fritos e com a gema dura, nunca mole

- Para garantir a segurança, o tempo de cozimento deve ser superior a sete minutos após o início da fervura

- Para outras preparações, a gema e a clara sempre devem estar coaguladas

Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário