Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 27 de setembro de 2011

Satisfação e bem-estar tendem a aumentar na terceira idade

Segundo pesquisa, aos 85 anos, as pessoas são mais felizes do que aos 18 anos

Uma recente pesquisa traz uma boa notícia no Dia Nacional do Idoso, comemorado nesta terça-feira: conforme vão ficando mais velhas, as pessoas sentem-se mais felizes. O estudo da Universidade de Stony Brook, nos EUA, revela que, mesmo sem a mesma vitalidade de antes, os idosos sentem-se mais satisfeitos com o passar do tempo.

O líder da pesquisa, Arthur A. Stone, acredita que dois fatores podem contribuir com essa sensação de bem-estar: o psicológico e a maneira com que passamos a ver a vida quando estamos mais velho, e o biológico, alterado pelas mudanças hormonais.

De acordo com as informações publicadas no The New York Times, a crise da meia-idade pode ser considerada o "fundo do poço". Normalmente, na faixa dos 20 anos, as pessoas sentem-se muito satisfeitas consigo mesmas. Porém, essa felicidade começa a diminuir e elas se sentem cada vez pior, até chegarem, em média, aos 50 anos.

Contudo, a má fase deve, conforme os pesquisadores, ser amenizada pelo fato de que se está ficando mais velho, já que a partir desse ponto, o processo passa a ser inverso e as pessoas começam a se sentir cada vez mais felizes com o passar do tempo.

Segundo os cientistas, aos 85 anos, elas estão mais satisfeitas consigo mesmas do que eram quando tinham 18 anos.

Como envelhecer bem
Para a diretora da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul, Luciana Menezes de Azevedo, a principal dica para chegar feliz à terceira idade é pensar desde cedo em uma nova rotina de vida para depois.

— Depois que se aposentar, a pessoa tem a tendência de se acomodar e acaba ficando triste, sentindo-se sem utilidade. É fundamental que o idoso retome a vida social — explica Luciana.

Na hora de planejar o futuro, é importante ter objetivos fáceis de cumprir, de curto prazo, como viagens, cursos, aulas de dança ou qualquer coisa que não era possível fazer quando a rotina de cuidar da casa, dos filhos e trabalhar tomava todo o tempo.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário