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terça-feira, 27 de setembro de 2011

Tecnologia: Laboratório Nasa implanta sistema de senha inteligente

Objetivo de organizar a logística dos pacientes e agilizar os procedimentos

Ciente de que minutos valem horas para quem habita a cidade e passar muito tempo esperando não é uma opção bem-vinda entre a população, o Laboratório Nasa, de São Paulo, implantou o sistema de senha inteligente, para organizar o tempo de espera dos pacientes que precisam realizar exames. E obteve resultados satisfatórios, desde a sua implantação em março deste ano.

“Com o software, reduzimos em 70% o índice de reclamações por tempo de espera e aumentamos em 50% o volume de produtividade dos funcionários do laboratório”, conta a gerente de atendimento do laboratório Nasa, Carla Fabian.

De acordo com Carla, o recurso possibilita aos colaboradores a gestão de todas as informações registradas no sistema, noção do tempo de espera dos pacientes e diagnóstico prévio dos problemas para que sejam resolvidos antes que o cliente sinta-se incomodado.

“No momento que chega ao laboratório, ele faz o cadastro no balcão de triagem e recebe a senha. A partir desse momento, todos os passos do paciente começam a ser contados até o final do atendimento”.

Carla afirma que o sistema contém um sinal de alerta, que possui uma média de espera de 10 minutos. “Se o tempo ultrapassar o limite estipulado, o gestor tem a possibilidade de colocar outra pessoa no posto para suprir a demanda”.

Para que a organização das senhas seja feita de forma correta, o laboratório utiliza alguns parâmetros de prioridade, divididos em exames agendados, não agendados e prioridades.

“As senhas têm uma meta a ser atendida, com prioridade em relação aos exames agendados e estes, por sua vez, com prioridades aos exames não agendados”. De acordo com Carla, na condição de prioridade estão inclusos pacientes idosos, crianças e gestantes.

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, em junho deste ano, ouviu 2061 pessoas, distribuídas em 145 municípios e constatou que as queixas mais comuns referem-se à demora no atendimento ou fila de espera no laboratório, pronto-socorro ou clínica, totalizando 26%.

O segundo problema mais citado diz respeito à falta de opção de laboratórios, médicos e hospitais disponíveis para o atendimento de suas necessidades.

Mais do que uma forma de sanar problemas referentes ao tempo de espera, o recurso da senha inteligente possibilitou que o laboratório ganhasse em produtividade.

“O sistema permite que o gestor tenha controle das ações realizadas por sua equipe e veja quanto tempo cada profissional gasta com os procedimentos que realiza”, encerra Carla.

Fonte SaudeWeb

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