Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Uso do botox contra enxaqueca é discutido no Congresso Brasileiro de Cefaleia

Terapia com toxina botulínica diminui sensivelmente os episódios de dores de cabeças fortes

O uso de toxina botulínica (o popular Botox) para o tratamento da enxaqueca crônica foi um dos temas centrais da 25ª edição do Congresso Brasileiro de Cefaleia, que terminou neste sábado em São Paulo. A aplicação da substância foi aprovada recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e, segundo especialistas, a eficácia já foi comprovada em uma série de estudos.

O professor de neurologia e editor da revista Headache, Alan M. Rapoport, e um dos pesquisadores do maior programa de estudos sobre enxaqueca crônica já desenvolvido (Phase 3 Research Evaluating Migraine Prophylaxis Therapy), Stephen D. Silberstein, falaram sobre a terapia que diminuiu sensivelmente os episódios de dores de cabeças fortes.

Forma mais frequente de dor de cabeça primária crônica diária, a doença impacta profundamente a vida dos pacientes, ocasionando ausências no trabalho, impossibilidade de realizar afazeres diários, além de provocar o isolamento social.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia, o estudo epidemiológico nacional da enxaqueca, com mais de 3.800 pessoas, mostrou que 15,2% possuem enxaqueca, 13% cefaleia tensional e 6,9% cefaleia crônica diária.

— Para a pessoa que sente dores todos os dias ou como no caso da enxaqueca crônica com mais de 15 dias por mês, um dia sem dor faz toda a diferença na sua qualidade de vida e convívio social — explica Marcelo Ciciarelli, neurologista e presidente da Sociedade Brasileira de Cefaleia.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário