Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Portugal: Estado tira apoio a doente crónica

Uma jovem que sofre de fenilcetonúria deixou de receber ajuda da Segurança Social (SS), com a justificação de que já não é portadora de deficiência. A família está revoltada. A fenilcetonúria é uma doença hereditária, causada pela deficiência de uma enzima. Caso não se faça dieta adequada, pode evoluir para deficiência mental. "É crónica e incurável. Implica uma dieta restrita em proteínas e fenilalanina", explica o médico Júlio Rocha, do Centro de Genética Médica do Porto.

A doença afecta 300 portugueses. Helena Monteiro, de 24 anos, é um deles. "Não pode comer nada de origem animal, as massas e o pão são importados", explica a mãe, Maria Alves. Desde o nascimento de Helena que a SS atribuía um subsídio de 130 euros. "O que me indignou foi justificarem o corte por ter deixado de ser portadora da doença genética", lamenta.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário