Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Estudo relaciona ritmo da puberdade a problemas de comportamento na adolescência

Meninas com puberdade precoce (início do desenvolvimento sexual secundário aos 8 anos) têm mais chances de desenvolver problemas comportamentais durante a adolescência, como depressão e ansiedade. Já entre os meninos, a puberdade tardia causa problemas semelhantes.

“A ideia é que, quando as principais mudanças da puberdade são compactadas em um curto período de tempo, os adolescentes não têm tempo suficiente para se adaptar, então eles não estão emocionalmente ou socialmente prontos”, diz a autora do estudo, Kristine Marceau principal autor e pesquisador da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA.

O estudo foi feito com base em uma pesquisa que reuniu dados de 364 meninos e 373 meninas, e tinha como meta identificar que variações no ambiente se relacionam com o desenvolvimento das crianças. Entre os dados recolhidos estavam informações sobre o desenvolvimento sexual secundário das crianças – por exemplo, o aparecimento de pelos pubianos, e entre as meninas, o desenvolvimento mamário – bem como peso e altura. Também foram reunidos dados sobre o comportamento das crianças, tanto sexuais como de risco, relatados pelos pais ou outros cuidadores e também pelos próprios jovens.

Meninas apresentaram problemas diferentes dos meninos

“Nós descobrimos que, entre as meninas, a puberdade precoce está relacionada a uma série de problemas de comportamento, como depressão e ansiedade. Já entre os meninos, a puberdade tardia estava relacionada a problemas de externação, como a falta de atitude”, diz a pesquisadora.

De acordo com Kristine, o tempo e o ritmo da puberdade variam drasticamente entre as crianças. “Elas são extremamente sensíveis ao quão rápido ou lento outras crianças estão atravessando a puberdade, e não sabem que podem contribuir tanto para a depressão ou problemas de externação das outras crianças”.

De acordo com os autores do estudo, a ideia agora é, a partir deste estudo, examinar os efeitos do ritmo da puberdade sobre problemas de saúde nas mulheres na fase adulta.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário