Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Doenças ginecológicas: saiba como se prevenir

Acompanhamento médico é indispensável para a saúde da mulher / Lana K/Shutterstock
Malcolm Montgomery, ginecologista das celebridades, fala sobre alguns problemas comuns e outros nem tanto...

Com o início da menstruação, as dúvidas sobre a sexualidade e sobre o uso de absorventes internos começam a aflorar e nada melhor do que um especialista para esclarecer todas elas.

Segundo o ginecologista e obstetra Malcolm Montgomery cada problema surge em uma fase diferente, o que explica a importância do acompanhamento anual seguido de uma bateria de exames, que também varia de acordo com a idade da paciente.

Nas meninas mais jovens, as ocorrências mais comuns são relacionadas aos distúrbios dos ciclos mentruais. "Esses distúrbios são responsáveis pela variação de humor e as enxaquecas constantes", explica o médico.

A endometriose, doença em que células do revestimento uterino se espalham em vários locais do abdômen, é um dos problemas mais recorrentes. "É uma doença muito comum hoje em dia e que, aos poucos, vai desaparecendo com um tratamento para a diminuição do fluxo menstrual".

Um dado curioso é que até o fim do século XIX, a menarca (primeira menstruação) ocorria entre os 16 e 17 anos e as mulheres menstruavam cerca de 100 vezes ao longo da vida. Hoje em dia, o primeiro sangramento ocorre por volta dos 12 anos e elas menstruam cerca de 400 vezes mais, aumentando também o risco de problemas comuns, como o corrimento vaginal.

"A diferença entre corrimento e secreção é que, no caso do corrimento, ele tem um cheiro forte e pode apresentar coceira ou ardência, diferente da secreção, que ocorre normalmente. Assim como o homem tem ereção noturna, a mulher também pode soltar um líquido à noite que, em contato com o oxigênio acaba deixando a calcinha amarelada. O contato com tecidos sintéticos também pode provocar acidez e desequilíbrio da flora vaginal. Isso é algo comum, portanto não pode ser considerado uma doença", esclarece.

Na fase adulta, dos 35 aos 45 anos, a mulher passa a apresentar alguns problemas mais sérios, como os miomas, que são tumores benígnos e que, dependendo do tipo, causam até a infertilidade. Após os 50, elas ficam mais vulneráveis aos cânceres ginecológicos.

As causas das doenças
Algumas enfermidades podem ser evitadas no dia a dia. "A cistite, por exemplo, é causada por segurar muito a urina ou ter relação sexual com a bexiga cheia, provocando uma alteração do PH vaginal e dando espaço aos fungos", afirma Malcolm Montgomery.

Uma das formas de afastar o risco dessas intercorrências é ir ao banheiro na hora que sentir vontade. "As mulheres têm mania de só fazerem as necessidades fisiológicas em casa e isso não pode acontecer de jeito nenhum", ressalta.

Além disso, o excesso de sabonete na região vaginal pode causar alterações. "O contato frequente com a água da piscina ou do mar, ou uso de roupas muito apertadas também são fatores que dão liberdade aos chamados fungos oportunistas".

No caso das doenças sexualmente transmissíveis a recomendação é o uso de preservativo, sempre. Para Malcolm, um grande vilão tem feito com que as meninas fiquem mais expostas a elas: o álcool. "Posso dizer que a bebida alcoólica tem feito com que as mulheres tenham uma vida sexual precoce, desregrada e sem proteção, resultando em doenças como a HPV".

Como se prevenir
"É preciso fazer uma higienização vaginal adequada, trocar o absorvente higiênico, mesmo que interno, a cada quatro horas, além de manter o intestino em dia e sempre urinar quando sentir vontade", alerta o médico.

Exames para cada fase

A pedido do band.com.br, Malcolm listou os exames importantes que devem ser feitos anualmente por uma mulher saudável.

Antes dos 35
Papanicolau: previne o câncer uterino

Colposcopia: exame complementar do Papanicolau que permite visualizar a vagina e o colo do útero por meio de um aparelho chamado colposcópio

Ultrassom transvaginal: mostra as condições do útero, trompas, endométrio e ovários

Após os 35 anos
Além de todos os exames citados acima é importante que seja feita a Mamografia para prevenir o câncer de mama. "O médico também deve pedir exames de sangue para verificar diabetes, colesterol, funcionamento do fígado, entre outros", finaliza o especialista.

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário