Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Pós-Graduação em acreditação prepara profissionais para serviços de saúde   

Objetivo do curso é capacitar pessoas para estruturar a gestão do sistema de saúde com base no modelo de certificação

A Organização Nacional de Acreditação (ONA), em parceria com o Instituto de Pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e do Instituto de Acreditação e Gestão de Saúde, oferecem cursos de pós-graduação à distância, com objetivo de capacitar pessoas para estruturar a gestão do sistema de saúde com base no modelo de acreditação. Até agora, aproximadamente 370 profissionais já passaram pelo curso, desde o início da primeira turma em 2009.

De acordo com a ONA, o resultado final esperado é melhorar a atenção à população brasileira, a partir da formação de profissionais capazes de contribuir para a mudança do cenário da saúde no País.

A entidade alega que os resultados na qualidade da administração também são visíveis, pois as organizações que investem na especialização dos seus profissionais apresentam aumento da lucratividade, além da melhora de resultados assistenciais.


Estrutura e funcionamento
A pós é organizada por disciplinas, em uma sequência lógica e disponibilizada no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), a formação culmina com a apresentação do trabalho final – TCC para uma banca avaliadora. Em cada disciplina o aluno estuda os conteúdos, troca informações e experiências com tutores e colegas e tem acesso a notícias mais recentes relacionadas ao tema.

O curso é coordenado pelo professor Renato Camargos Couto, diretor do Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde, com doutorado em Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde é professor adjunto e pela diretora do Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde, Tânia Moreira Grillo Pedrosa, doutora em Ciências da Saúde, Infectologia e Medicina Tropical, onde especializou-se em Clínica Médica e Saúde Ocupacional.

A plataforma utilizada para os cursos disponibiliza algumas ferramentas, como Fóruns, Cybercafé e Chat, que possibilitam a participação dos alunos nas discussões dos temas tratados em cada disciplina. A idéia é que, até o final do curso, o aluno tenha estruturado a gestão em seu local de trabalho de acordo com os princípios e requisitos da acreditação.

Perfil dos alunos
Em geral, os profissionais que procuram a pós em acreditação atuam ou preparam-se para trabalhar na área de saúde, em empresas, hospitais, instituições públicas e privadas, clínicas, laboratórios, entre outros setores.

Além de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, entre outras carreiras da área de saúde, existem também administradores, contabilistas e advogados participando das turmas. Boa parte reside na região Sudeste, embora existam alunos em todos os estados do Brasil e em países como Angola e Uruguai.

O curso de pós-graduação em acreditação também pode ser oferecido para turmas corporativas. Entre as instituições que já utilizaram o serviço estão a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, o Ministério da Saúde e a Unimed.

Serviço
As próximas turmas do curso “Acreditação: Qualidade no serviço de Saúde” terão encontros presenciais em 23 e 24 de setembro e em 18 e 19 de novembro deste ano. Para participar, o interessado deve ter concluído o ensino superior ou estar em cursando o último período da Graduação em áreas que tenham afinidade com Saúde ou Gestão.

-Maiores informações e inscrições em https://www.ona.org.br/PosGraduacao.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário