Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Acne: Livre-se das marcas no rosto

10 dicas para se livrar das cicatrizes de acne que a puberdade deixou de lembrança

A acne mais severa deixa marcas no rosto mesmo depois da adolescência passar. Quando são manchas, sem depressões na pele, a maquiagem pode disfarçar perfeitamente. Porém, se há cicatrizes na pele, há tratamentos dermatológicos para amenizar esse problema. Os dermatologistas Claudia Magalhães, do Recife, e Erasmo Tokarski, de Brasília, listam dicas para quem sofre com essas marquinhas. Por fim, a maquiadora Lucciana Borba, do Frank Provost Brasil, e, São Paulo, ensina o truque para disfarçar as marcas.

1. Quando as manchas ainda são recentes, tanto o ácido retinoico quanto o glicólico (ou ambos), em peelings aplicados em consultório, uma vez ao mês dá bons efeitos. Eles também podem ser aplicados em concentrações reduzidas, em casa, funcionam bem. Normalmente o tratamento com os ácidos é associado à aplicação de despigmentantes, ativos que bloqueiam as células produtoras de melanina (pigmentos que dão cor à pele). Os resultados aparecem de dois a três meses depois do início do tratamento.

2. Filtro solar deve fazer parte do kit básico porque os produtos utilizados para combater as manchas deixam a pele sensível. Além disso, no processo inflamatório da acne há um acúmulo de sangue local e o contato com a luz solar acentua as manchas vermelho-amarronzadas. Portanto, bloqueio total com proteção máxima dos raios UV.

3. A luz intensa pulsada não é um laser, mas desde que a tecnologia entrou em ação virou a maior aliada para suavizar e clarear a pele, porque ela age diretamente na pigmentação. Já nas cicatrizes, vale tentar apenas nas mais recentes. O número de sessões, em consultório, varia de caso para caso, mas associada aos peelings (retinoico e glicólico) apresenta excelentes resultados, explica Claudia Magalhães.

4. Muitas vezes, a acne deixa cicatrizes mais profundas. A boa nova é que chegou o e-MAX, novo laser da israelense Syneron, que combina fotodermolise fracionada com radiofrequência e luz pulsada. Esse ataque combinado de energias é chamando de efeito Triniti pelos especialistas: clareia a pele e acelera a produção de colágeno para dar uma esticada geral, melhorando a aparência das depressões (cicatrizes), diz Erasmo Tokarski.

5. O buraco virou cratera? Não se desespere: laseres fracionados de Erbium (Fraxel) ou de CO2 (ActiveFX) estão aí para deixar você com pele de princesa. Cláudia diz que a associação do Fraxel com os peelings de ácido retinoico, e aplicações de Sculptra para preenchimento estão entre os procedimentos mais realizados em consultório.

6. Se o problema não é tão grande, e é um buraquinho, há como acabar com ele mesmo assim. O ácido hialurônico, preenchedor sem efeitos colaterais, dá conta do recado.

7. Peelings mais profundos não são indicados para cicatrizes de acne, pois não dão bons resultados e ainda corre-se o risco de complicações como o aparecimento de manchas difíceis de reverter. Trocando em miúdos: como os peelings não têm a foto seletividade de um laser, eles podem queimar a pele de forma tão agressiva que irão causar ainda mais manchas e cicatrizes.

8. Procure sempre por maquiagens oil-free e, dê preferência aos produtos com fator de proteção solar. A grande vantagem é que com um único produto você camufla a mancha e ainda protege a pele dos raios solares.

9. E lembre-se sempre: quando a uma inflamação de acne, o sol, no primeiro momento, parece funcionar, secando a espinha. Mas, depois, sua pele sofre um efeito rebote, pois as glândulas que produzem a oleosidade começam a funcionar aceleradamente piorando ainda mais o quadro.

10. A maquiadora Lucciana Borba ensina que, para disfarçar, é preciso utilizar base líquida e não cremosa. Se suas manchas forem vermelhas, opte por uma base de tom mais amarelado. Você pode, também, misturar tons diferentes para uniformizar a cor da pele. Para finalizar, utilize o pó, mas é importante que ele seja bem fino, para o resultado ficar natural.

Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário