Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Consulte um dermatologista antes do verão e salve a sua pele

O FPS certo e o tipo de protetor garantem uma pele saudável, bonita e livre de doenças

Após a temporada de verão, os consultórios dos dermatologistas ficam abarrotados de pacientes com uma lista de problemas: manchas, pele seca, acne, micose, entre outras reclamações, voltam na bagagem de quem curtiu o Sol e a areia sem consequências.

Mas, se o destino final da estação quente já é certo, por que não se prevenir marcando uma consulta antes de se esbaldar? "A orientação de um dermatologista poderia evitar muitos problemas de pele e garantir beleza e saúde, mas as pessoas só pensam em consultar um especialista quando a situação já está feia", explica a dermatologista Silvia Zimbres, da Doux Dermatologia.

Fator de proteção
Escolher o fator de proteção solar parece simples, mas nem sempre a escolha do FPS é a mais certa diante de tantas opções disponíveis. "É importante ressaltar que a escolha do protetor deve respeitar cada tipo de pele e esta avaliação é feita com a consulta", explica a dermatologista.

Quando o fator de proteção é menor do que o necessário, as agressões solares podem acabar ameaçando a saúde. "Uma pele muito clara, por exemplo, pede um fator maior do que as peles mais escuras. E existem peles que já estão agredidas e pedem uma proteção maior. A opção errada aumenta o risco de manchas e até de problemas maiores, como o câncer de pele", alerta a médica.

A formulação e textura do protetor também devem combinar com o seu tipo de pele, caso contrário, a acne e a oleosidade pode aumentar, por exemplo. "Existem opções em creme, em gel ou aerosol. A escolha certa garante que a beleza e a saúde da pele não sejam prejudicadas", explica Silvia.

Hidratação profunda Durante o verão, a hidratação da pele precisa ser intensa. Um dermatologista pode sugerir os produtos que fazem a diferença. "Nessa época, por causa da água do mar e da piscina, a exposição ao Sol, da areia e do vento, a pele, lábios e cabelos ficam sujeitos a uma grande desidratação", diz. ?Mesmo as peles oleosas ficam desidratadas e precisam de cuidados especiais?, diz a especialista.

Bronzeado perfeito
Quem deseja um bronzeado perfeito e saudável, pode contar com a ajuda do especialista e os cuidados começam antes do verão. "Existem vitaminas que favorecem o bronzeado. Algumas mais conhecidas são a Imedeen Tan Optimizer e a Inneov Solaire, sendo que essa última tem também uma função protetora da pele, combatendo radicais livres e minimizando o risco de aparecimento (ou agravamento) das manchas", sugere. "Mas, apenas um especialista pode indicá-las", explica.

Tratamentos de inverno
Quem faz uso de produtos para tratamentos de inverno também não deve se expor ao Sol sem a avaliação do dermatologista. "Muitas vezes, os produtos de inverno apresentam substâncias que mais prejudicam do que auxiliam a pele", explica. "É o caso do ácido retinóico, que deixa a pele mais fina e sensível e, se combinado com Sol, pode gerar manchas", ressalta Silvia. Peeling de cristal.

O peeling de cristal
Promete deixar sua pele preparada para o Sol, e o dermatologista pode indicar o tratamento. "Ele deixa a pele homogênea, recupera o brilho, fecha poros abertos, controlando a oleosidade que é acentuada no calor e ainda ajuda no clareamento de pequenas manchas", diz a dermatologista.

Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário