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quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Cerner chega ao Brasil com soluções de TI utilizadas no exterior

Empresa americana, com expertise na troca de informações clínicas, vê potencial no Brasil e oferta soluções utilizadas nos EUA e Europa

De olho no mercado brasileiro, a Cerner, empresa americana que atua no segmento de soluções tecnológicas, anuncia que vai entrar no Brasil no ano de 2012. De acordo com a médica executiva da empresa, Andrea Dantas, a empresa tem o objetivo de oferecer aos hospitais brasileiros soluções de TI em saúde utilizadas em instituições dos Estados Unidos e Europa.

“O Brasil está crescendo muito com o SUS e com a rede privada de prontuário eletrônico. Os hospitais estão prontos e sabem que precisam de algo a mais para se equiparar com instituições do exterior”.

A Cerner é uma empresa global, presente em 23 países, que começou suas atividades em 1979 nos Estados Unidos. “Iniciamos com um sistema de patologia somente para laboratórios. Era um módulo que digitalizava exames laboratoriais e foi expandindo para hospitais, fazendo com que a companhia se tornasse provedora de softwares hospitalares”

As razões que contribuíram para que a Cerner adquirisse autonomia e estabilidade no mercado estão atreladas, em parte, ao seu empenho em pesquisa e desenvolvimento. “Nos últimos anos a empresa implantou um projeto denominado “Cool Stuffs” (podendo ser traduzido como Coisas Novas), onde a empresa tem a meta de investir uma quantia de US$ 2,5 bilhões nestas áreas”.

De acordo com a executiva, a expertise da empresa consiste em trazer para o Brasil o conceito de Health Change que consiste em uma troca de informações entre instituições.

A troca de informações é um banco de dados onde o médico digita os dados do paciente e encontra informações clínicas do indivíduo. Desta forma, mesmo que o cliente mude de endereço e seja atendido por outro hospital, com a troca de informações é possível ter acesso aos dados da pessoa, podendo assim fazer um diagnóstico mais assertivo e preciso, explica.

Ela diz que informações como diagnósticos anteriores, problemas de saúde, alergias e medicação são pedaços-chave, que podem evitar os erros médicos e salvar vidas.

Andrea conta que esse esquema já vem sendo utilizado na Inglaterra e acredita que pode ser implantado no Brasil. “Assim como o Brasil, a Inglaterra possui um sistema de saúde pública similar ao SUS”.

Além disso, Andrea conta que a empresa está trabalhando na implantação do conceito de paperless em hospitais do Chile e Espanha e tem o objetivo de levar isso para outros países.

Atenção ao médico
Um das características que Andrea acredita ser um diferencial existente na empresa diz respeito aos funcionários. Isso porque dos 9500 colaboradores da empresa 1200 são clínicos.

“Uma das coisas que mais vemos é que quando os médicos entram no prontuário eletrônico dizem que não foi feito por médico. Devido a isso, a empresa conta com uma equipe formada por profissionais da saúde e engenheiros de softwares”.

Levando em consideração a rotina atribulada dos médicos, Andrea explica que os sistemas da Cerner tem o intuito de funcionar utilizando o mínimo possível de clicks, possibilitando que tenha acessos as informações necessárias em apenas duas etapas.

A executiva diz que a empresa tem a meta de firmar parcerias com empresas locais e instituições de saúde e finaliza ao dizer que o hospital está em negociação com grandes hospitais paulistanos para implantar suas soluções.

Fonte SaudeWeb

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