Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Caneta alojada no estômago de uma mulher por 25 anos ainda escreve


caneta
EFE
Caneta extraída por médicos do estômago de uma paciente ainda escreve

Objeto foi extraído por meio de procedimento endoscópico com anestesia geral

Médicos britânicos extraíram do estômago de uma mulher uma caneta engolida por engano há 25 anos, e o mais impressionante é que o objeto ainda escreve, segundo um relatório da revista científica British Medical Journal.

Há 25 anos, a mulher - hoje com 76 anos - usava uma caneta em frente ao espelho para observar pontos brancos em suas amígdalas. O utensílio deslizou acidentalmente para dentro da garganta e foi engolido. Os exames de raio-X feitos na época não mostravam nada.

Por isso, ninguém acreditou a história contada por ela e a caneta permaneceu hospedada em seu estômago até agora. Neste ano, um novo exame conseguiu detectá-la. O objeto foi extraído por meio de um procedimento endoscópico que exigiu anestesia geral.

Os médicos se surpreenderam ao comprovar que a caneta ainda escrevia. Eles anexaram ao relatório que enviaram à revista científica uma imagem que mostra a palavra "Hello" ("Olá") escrita em um papel com o utensílio extraído.

Apesar de pontiaguda, a caneta não causou danos ao estômago da mulher ao longo desses anos.

Segundo o artigo, "exames de raio-X aplicados à região abdominal podem não detectar objetos de plástico que tenham sido ingeridos. Por isso, em algumas ocasiões, é preciso confiar na palavra do paciente, por mais estranho que possa parecer o que conta".

Fonte Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário