Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Irmandade Nossa Senhora das Graças prevê construção de novo prédio

Após recente revitalização do hospital, a Irmandade de Nossa Senhora das Graças prentende expandir suas instalações

Ser reconhecida como referência em qualidade e resolutividade é o objetivo principal da Irmandade de Nossa Senhora das Graças, instituição filantrópica de Sete Lagoas, Minas Gerais. Administrado pela empresa MMeister, o hospital tem sua gestão dividida em duas diretorias, a administrativa-financeira e a técnica, ambas com responsabilidades distintas e visão única: o desenvolvimento contínuo da marca.

Em 2008 a instituição idealizou seu primeiro Planejamento Estratégico, com duração de quatro anos e foco em crescimento e na busca pela acreditação da ONA (Organização Nacional de Acreditação). Operacionalizado pelo escritório de qualidade, que atua como staff dentro da instituição, o Planejamento Estratégico tem a participação do conselho de administração, das diretorias e gerências.

“Cada gestor de negócio é responsável por desenvolver a análise Swot, ferramenta utilizada para avaliar o cenário, sendo usada como base para encontrar pontos fortes e fracos dentro do ambiente interno e ameaças e oportunidades no ambiente externo”, explica a gestora de qualidade da Irmandade de Nossa Senhora das Graças, Camila Pena. Após as análises, o resultado é encaminhado para o escritório de qualidade, responsável pela tabulação e construção da matriz gerencial.

“A partir disso são definidos os objetivos estratégicos, que são alocados com as perspectivas do hospital”, esclarece Camila ao informar que cabe a cada gestor definir seus projetos, para que o hospital cumpra os objetivos e a visão estratégica seja atingida.

Como resultado, o hospital já revitalizou toda a estrutura do prédio, onde estava localizado o antigo Pronto Socorro. A UTI adulto passou de 10 para 20 leitos, sendo que outros 10 devem ser inaugurados em janeiro de 2012; os andares de internação passam por adaptação, conforme legislação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “Hoje temos um andar todo rosa, com hotelaria diferenciada, de uso exclusivo para mulheres”.

Segundo Camila, o Pronto Atendimento também passou por reformas e atualmente conta com leitos em torno do posto de enfermagem, para um melhor atendimento. “Estamos em crescimento, não estamos prontos e nunca vamos estar, porque o nível de exigência do corpo de gestão e da própria legislação é sempre crescente. Mas é preciso reconhecer o quanto evoluímos, temos crescido a olhos vistos”, destaca.

Incentivo
O hospital ganhou um leito por causa da ideia de uma das técnicas de enfermagem, que sugeriu alocar o Posto de Enfermagem para outra área, o que possibilitou o ganho de espaço. Este fato incentivou a criação do “Boas Ideias Praticadas”, programa que permite a participação dos funcionários em reuniões estratégicas. “Para cada boa ideia existe uma classificação de pontos, que podem ser trocados por prêmios em nossas loja de conveniência, que tem desde toalhas a iPads”, explica a gestora de qualidade do Nossa Senhora das Graças.

Investimentos Futuros
O primeiro passo do segundo Planejamento Estratégico, que terá início em 2012 e validade de cinco anos, é dar início, em março, à construção de um prédio, que abrigará o Centro de Imagens. Cerca de R$ 1,5 milhão já foi investido na expansão do hospital até agora. Serão sete andares, sendo os dois primeiros de estacionamento subterrâneo, três voltados para exames de imagens e consultórios e dois para um hospital de ensino. Até a conclusão, prevista para dezembro de 2012, o total investido chegará a R$ 3 milhões.

Com equipamentos de ponta, a instituição já adquiriu um novo servidor para garantir segurança em todos os processos e o banco de imagens passou a ter linguagem Oracle. Para o próximo ano, será implantado o Protocolo de Manchester, que estabelece procedimentos operacionais capazes de realizar uma triagem dos pacientes que necessitam efetivamente de pronto atendimento.

Ações Sustentáveis
Ser ambientalmente sustentável faz parte dos projetos da Irmandade de Nossa Senhora das Graças. Uma das ações previstas no próximo planejamento estratégico é o reaproveitamento da água usada na hemodiálise, que, por ser livre de contaminação, pode ser reutilizada na área de serviços como, por exemplo, na lavanderia.

Outro projeto em estudo é o de monitorar, por meio de parcerias com organizações de responsabilidade socioambiental, o plantio de sementes doadas para a família de cada recém-nascido dentro do hospital. “Cada bebê que nasce em nossa instituição deveria significar uma nova planta no planeta, mas não temos ainda o gerenciamento dessas mudas. Já são cerca de 3,5 mil sementes doadas”, diz a gestora de qualidade.

O projeto Fortalecer também se destaca entre as ações do hospital. Com o objetivo de estreitar as relações com as secretarias de saúde de 35 munícipios, a ação pretende monitorar 60 mil vidas de maneira efetiva. “Nossa responsabilidade vai além da saída do paciente da nossa casa. Queremos cuidar dele fora do hospital, aí atingiremos a efetividade na nossa visão”, finaliza.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário