Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Primeiros Socorros: Reação alérgica aguda

Ela surge quando há intolerância do organismo a alguma substância (alimento, pólen, medicamento, veneno de insetos, entre outros). O contato com elas causa, em minutos, reações violentas do corpo, como o edema de glote e o choque anafilático.

O edema de glote é conhecido popularmente como “garganta fechada”. A glote é uma estrutura localizada na laringe. Ela se abre para permitir a passagem do ar para os pulmões e se fecha para impedir que eles recebam líquidos e alimentos destinados ao estômago. Ao inchar, a glote obstrui a passagem de ar e causa insuficiência respiratória.

O choque anafilático se caracteriza pela coceira generalizada, pela presença de placas avermelhadas distribuídas pelo corpo e pelo inchaço na boca, na língua ou na garganta. Essa ocorrência pode provocar vômitos e diarreia, convulsões e também pode levar à morte.

Como agir:
- Chame o atendimento de emergência e monitore os sinais vitais da vítima

- Se a vítima entrar em parada cardiorrespiratória, inicie a reanimação imediatamente

Como prevenir:
- Investigue quais substâncias desencadeiam as crises alérgicas e evite-as

- Se já teve uma reação alérgica grave, converse com seu médico sobre a possibilidade de carregar um kit contendo medicamentos para uso em uma emergência

- Carregue com você um cartão com informações sobre suas alergias e jamais esqueça de informá-las antes de receber atendimento médico

- Leia sempre as bulas dos medicamentos que irá usar

- Se é alérgico a algum alimento pergunte sobre a presença dele ou de traços dele na comida

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário