Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Reino Unido: Mulheres processam clínicas onde fizeram implantes mamários

Mais de 250 mulheres apresentaram na quarta-feira queixa no Reino Unido contra as clínicas onde foram submetidas a implantes mamários, os mesmos fabricados em França e suspeitos de causarem cancro.

Segundo a advogada das queixosas, Esyllt Hughes, citada pela agência AFP, mais de metade das mulheres visadas tiveram ruturas de próteses.

Esyllt Hughes adiantou que as queixosas resolveram processar as clínicas porque o fabricante, a empresa PIP, "está em liquidação judicial".

De acordo com a autoridade britânica do medicamento, 40 mil a 50 mil mulheres têm, no Reino Unido, implantes mamários da marca PIP.

A entidade entende, porém, que não há razão para alarme, uma vez que não existe prova de que as próteses provoquem cancro.

Em França, onde a polémica estalou, as autoridades de saúde poderão exigir, até ao final da semana, a 30 mil mulheres para que retirem os implantes mamários PIP.

A Direcção-Geral da Saúde portuguesa está "a acompanhar" o apelo das autoridades francesas, mas para já não considera existirem motivos para subscrever a medida.

Em Portugal, a autoridade do medicamento tinha, em abril de 2010, mandado suspender e retirar do mercado todos os lotes dos implantes mamários de silicone pré-cheios do fabricante francês.

A empresa, em tempos terceira líder mundial no setor, é visada em França em mais de duas mil queixas.

As próteses PIP apresentam defeitos, suspeitando-se que tenham causado, naquele país, a morte de pelo menos duas mulheres.

Há uma semana, o diretor-geral de Saúde francês, Jean-Yves Grall, admitiu oito casos de cancro "assinalados" entre mulheres com os implantes, sem associar uma relação causa-efeito.

Fonte Destak Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário