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quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Aliança: Entenda a estratégia da SulAmérica com o ING

Operadora foca em benefícios bilaterais que agregam valor para todos os envolvidos

Em março de 2002, a SulAmérica anunciou um acordo com o ING, pelo qual o grupo holandês passou a deter 49% da holding brasileira. Os 51% restantes permaneceram nas mãos dos acionistas originais. Com a operação, o ING passou a ter participação em todos os ramos de seguro cobertos pela SulAmérica, que em 2007 abriu seu capital, com foco na implementação de melhores práticas de governança corporativa.

A partir de então, foi registrada como parte do projeto a chegada do atual presidente da companhia, Thomaz Cabral de Menezes, que decidiu por separar o presidente executivo do conselho da SulAmérica, hoje representado pela família Larragoiti. “Temos conselhos consultivos compostos por representantes do nosso sócio, ING, e outros três independentes, além de uma estrutura de comitê de auditoria, investimento e assessoramento ao conselho e aos executivos”, conta Menezes.

Sob a estrutura de governança corporativa foram elaborados contratos de gestão, que têm a remuneração de todos os dirigentes baseada na metodologia Balanced Scorecard (BSC). Trimestralmente, os executivos são avaliados e recebem uma pontuação de um a cinco, e no final de cada semestre é feita uma reavaliação das metas e objetivos estratégicos traçados no início de cada ano.

“No final do ano é realizada uma análise de forma estruturada, em que cabe a cada executivo reunir-se com seu superior imediato para rever suas avaliações financeiras e iniciativas estratégicas. Uma consultoria é responsável por explicar os fatores que culminaram com a performance de cada um, gerando uma nota que, consequentemente, vai influenciar na remuneração do executivo naquele ano”, explica o presidente.

A maneira de se fazer gestão dentro da companhia tem gerado resultados positivos, como uma das menores taxas administrativas do mercado. A TI também contribui para este indicador. Segundo Menezes, uma estrutura de gerência de projetos foi criada dentro da SulAmérica para analisar todos os planos que requerem investimento com retorno num determinado prazo.

A ideia é ter entendimento do projeto, com um acompanhamento mensal de sua execução até a entrega final. “Existe uma estrutura grande, com diretores que são responsáveis pela inteligência de mercado e pelas suas gestões, com vários superintendentes que acompanham o processo. Preocupamo-nos com a questão da eficiência operacional e com o alinhamento entre os executivos e os acionistas”, destaca.

Eficiência operacional
Treinamento pessoal é considerado mais um dos pilares na eficiência operacional da SulAmérica, que reforça um de seus objetivos: colaborar com o desenvolvimento profissional de seus colaboradores.

A companhia oferece mais de 70 cursos eletrônicos e presenciais na Universas, Universidade Corporativa da SulAmérica, com estrutura física para receber todos os profissionais contratados e parceiros, sendo que alguns deles têm por obrigatoriedade, nos primeiros 30 dias, participar de cursos como, por exemplo, Gestão de Compliance.

“No ano passado, ministramos mais de 450 milhões de treinamentos. Todos os colaboradores fazem um mínimo de sete a dez cursos, de 2 a 3 horas cada, com direito a certificação”, conta Menezes. O próximo passo da Universas é disponibilizar sua infraestrutura para os pequenos e médios corretores participarem do curso de Sucessão Familiar, ainda em desenvolvimento.

“Ter as melhores pessoas, dispostas e com o botão de engajamento super apertados para que possamos atingir nossa meta, que é ser o preferido, está no DNA da SulAmérica”.

Prevenção e Promoção
Em 2002, a SulAmérica lançou o programa Saúde Ativa, com a missão de atuar na promoção da saúde e prevenção de doenças, para redução de fatores de risco e melhoria da qualidade de vida.

O conjunto de ações tinha como foco fazer com que o consumidor tivesse consciência e ideias concretas de como se tratar melhor. Hoje, o programa já soma mais de 160 mil segurados monitorados. “Temos trabalhos em cima de um tema que a ANS tem promovido recentemente, isso mostra nossa preocupação com a redução de custos”, diz Menezes.

Os clientes da companhia também podem contar com o portal Saúde On-Line, para ter acesso a consultas, validação prévia de um procedimento, segunda via de boleto, etc. A ferramenta disponibiliza também um guia on-line de orientação para o uso consciente do plano de saúde, utilização do seguro e seus direitos. “Para tudo isso, contamos com o uso da TI, que é o coração da nossa empresa”, finaliza.

Fonte SaudeWeb

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