Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Anvisa esclarece caso de prótese de silicone da francesa PIP

Agência recomenda que as pacientes procurem seus médicos para realizar os exames necessários e fazer uma avaliação clínica

A Anvisa divulga esclarecimento ao mercado por meio de nota:

Em relação às notícias veiculadas na imprensa, referentes ao implante mamário Poly Implant Prothese (PIP), fabricado pela empresa francesa Poly Implants Protheses, a Anvisa esclarece que vem mantendo contato com a Agência Francesa de Segurança Sanitária dos Produtos de Saúde (AFSSAPS) e acompanha as informações do caso.

Nos últimos dias, a Agência Francesa publicou informes com orientações para pacientes e cirurgiões. Em reunião realizada com o Comitê de Acompanhamento das Mulheres que possuem o implante mamário Poly Implant Prothese (PIP), foram apresentados dados de suspeitas de eventos adversos graves (câncer) em mulheres portadoras desses implantes. No entanto, esta relação causal não está estabelecida.

No Brasil, o implante mamário Poly Implant Prothese (PIP), importado pela empresa EMI Importação e Distribuição LTDA, teve sua comercialização suspensa em 01 de abril de 2010, por meio da Resolução RE 1558/2010. A Anvisa publicou, em 01/04/2010, o Alerta Sanitário N° 1015 e, em 23/12/2011, o Alerta Nº 1107 a respeito do assunto. Neste sentido, destacam-se as seguintes recomendações da Anvisa:

- As pacientes devem procurar seus médicos para realizar os exames necessários e fazer uma avaliação clínica;

- Os profissionais de saúde devem contatar suas pacientes para definirem a melhor conduta a ser adotada;

- Os serviços e profissionais de saúde devem notificar todos os casos envolvendo eventos adversos e ou retirada do Implante mamário preenchido de gel de alta coesividade (nome comercial do produto no Brasil) – registrado na Anvisa sob o N° 80152300001. A notificação deve ser feita pelo Notivisa, com acesso pelo Portal da Anvisa (http://www.anvisa.gov.br/).

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário