Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Saiba como a deficiência de minerais afeta o organismo

Terapia ortomolecular é alternativa para alcançar o equilíbrio químico do corpo


Retenção de líquidos, dificuldades para perder peso, dores de cabeça, compulsão por doces, cabelos e unhas fracas e até problemas de memória podem ser tratados pela terapia ortomolecular. Esses problemas costumam estar ligados à deficiência de vitaminas e minerais. Quem explica é o médico ortomolecular e geriatra Iragildo Machado.

Dificuldade para emagrecer pode estar ligada à deficiência de ácidos graxos essenciais e vitamina A. Nesse caso, o tratamento inclui uma dieta especial, com alimentos como linhaça, cenoura e salmão e suplementos específicos de acordo com o diagnóstico do paciente — mas é preciso aliar alimentação à prática de atividades físicas.

Se o problema é a retenção de líquidos, que causa desconforto e inchaço em várias regiões do corpo, principalmente na área abdominal, o desequilíbrio está relacionado com a ausência de potássio, fósforo e sódio. Alimentos como pêssego, ameixa, figo, nozes, acelga, azeitona e água de coco ajudam a repor os níveis adequados desses minerais. A falta de potássio, associada à ausência de magnésio, também causa câimbra e dores de cabeça. Para equilibrar o organismo, recomenda-se o consumo de banana, milho, laranja e acerola.

Fraqueza, indisposição e mal estar são sinais de que o corpo está precisando aumentar os níveis de vitaminas A, C e E e do mineral ferro. Para amenizar os sintomas, a dieta deve ser rica em frutas, verduras e carnes magras. Além das alterações na dieta, quem se submete ao tratamento ortomolecular também recebe a indicação de consumir suplementos que potencializam o reequilíbrio químico do organismo.

— Até mesmo a forma de cozinhar pode influir no processo. Não recomendamos o uso de panelas de alumínio, pois este metal é tóxico, e nem o cozimento dos alimentos acima dos 100 graus, para evitar a oxidação da comida — orienta Machado.

Sobre a medicina ortomolecularA abordagem ortomolecular surgiu na metade do século 20 e chegou no Brasil nos anos 1980. A terapia tem como princípio a busca do equilíbrio químico do organismo, combatendo os radicais livres — prováveis causadores de doenças e do envelhecimento do corpo. Para atingir esse objetivo são utilizadas substâncias antioxidantes, como aminoácidos, minerais e vitaminas.

— A especialidade ficou famosa depois que várias atrizes e modelos emagreceram com a terapia e divulgaram o tratamento publicamente — afirma Machado.

Segundo ele, a terapia contribui para a prevenção de doenças e para a promoção da saúde.

— É fundamental a associação de hábitos saudáveis e atividades físicas regulares para que os resultados apareçam. Não existe milagre — destaca.

O principal objetivo da terapia ortomolecular é restaurar a quantidade de vitaminas e minerais até que eles fiquem em níveis considerados ideais para o organismo. O tratamento deve ser totalmente personalizado, levando em conta a rotina e o metabolismo de cada paciente.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário