Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

SP convoca mães para garantir estoque de leite humano nos hospitais

Qualquer mulher que tem sobra de leite materno pode colaborar e doar; quantidade do alimento diminui em cerca de 50% durante as festas de fim de ano

Por conta das festas de fim de ano, as doações de leite humano diminuem cerca de 50% e para garantir um bom estoque para os bebês prematuros internados em hospitais, a Secretaria de Saúde do Estado convoca as mães em período de amamentação para doar leite humano. A lista completa pode ser consultada no site http://www.redeblh.fiocruz.br/, por meio do link "Encontre o BLH mais próximo de você".

Segundo a coordenadora do banco de leite da maternidade estadual Leonor Mendes de Barros, Andrea Penha Spínola Fernandes, o consumo médio de leite no hospital é de 140 litros por mês, mas, em dezembro, por enquanto, a quantidade de doações não ultrapassou os 60 litros.

Atendendo a algumas regras, qualquer mulher que tem sobra de leite materno pode colaborar muito com o banco de leite. O leite materno é fundamental para que as crianças prematuras se desenvolvam e ganhem resistência à doenças.

O alimento é considerado ideal por ter a qualidade e a concentração adequada de nutrientes para os recém-nascidos.

Normalmente, as mães dos bebês internados não conseguem produzir leite em quantidade suficiente pela falta de estímulo, pois o bebê não tem condições de sugar, e por fatores emocionais, já que seus filhos estão internados.

Como funciona a doação
Pode ser doadora, toda mulher que esteja amamentando seu filho exclusivamente com leite materno e que ainda assim apresente sobra do alimento. As doadoras ainda precisam estar saudáveis e não podem estar consumindo medicamentos.

Normalmente os bancos de leite oferecem serviços de busca em domicílio e, além de oferecerem orientação para a melhor forma de ordenha e armazenamento do leite, também costumam disponibilizar um kit (com gorro, máscara e frascos de armazenamento) para a alta qualidade do alimento doado.

Fonte Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário